Nos dias 15 e 22 de fevereiro, alunos do 9º ciclo do curso de Engenharia Civil da Unisanta visitaram as obras do empreendimento da construtora ENGEPLUS, Residencial Ilha de Capri, futuro edifício em estrutura de concreto armado de 18 pavimentos, sendo 15 pavimentos tipo, uma cobertura e dois  pavimentos garagem. As visitas foram promovidas pela disciplina de Execução de Obras e Segurança do Trabalho.

A obra  encontrava-se em estágio de contenção e fundações e iniciando a estrutura. Os alunos foram acompanhados pelo engenheiro civil e responsável técnico Carlos Alberto, o mestre de obras Sr. José Ricardo, o administrativo Milton Junior, e a estagiária Juliana Barroso, que é aluna da Unisanta. Foram destacados alguns pontos: como o conhecimento prévio do subsolo, devido à empresa ter finalizado um empreendimento aproximadamente a 30 metros de profundidade. Foram necessários dez  furos de sondagem distribuídos no terreno.

O mestre de obras salientou a estratégia de realizar a cortina de contenção de forma intercalada, de 3 em 3 metros, dessa forma houve maior avanço e menor risco de desmoronamento. Também foi comentada pelo mestre, a importância de uma boa gestão por parte da engenharia da obra no que se refere à relação interpessoal: “Considero que o bem estar geral dos funcionários se traduz em um ótimo rendimento”.

O eng. Carlos informou: “Na fundação foi utilizada o método de estacas escavadas, com diâmetros de 1,10 a 1,30m, não havendo grandes problemas durante a execução das 38 estacas variando de 52m a 56m de profundidade.”

A organização do canteiro chamou a atenção dos futuros engenheiros. Os materiais estavam estocados em baias e devidamente identificados: barras de aço por diâmetro, areia, brita, bem como os resíduos de madeira, etc.

A futura engenheira Juliana Barroso comentou sobre a forma como a prefeitura municipal de Santos vem fiscalizando o gerenciamento de resíduos das construtoras que atuam na cidade. Citou o CTR (Controle de Transporte de Resíduos. Todo o resíduo gerado na obra deve ser acompanhado pelo CTR, assinado e carimbado, pelos responsáveis pela geração, transporte e descarte final. Chegando ao término da obra estes documentos devem ser apresentados junto ao PGRCC (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil) e, após aprovados na secretaria de meio ambiente, são exigidos para obtenção do termo de Habite-se. A partir de 14 de janeiro de 2013 (ano da instituição da LC 792), o Habite-se ficou dependente da aprovação do PGRCC pela secretaria de meio ambiente.

Os professores: Arquiteto Paulo Andrade e Me. Eng. Civil Orlando Carlos Damin destacam o interesse que esta dinâmica de ensino gera nos alunos: “Muitos engenheirandos ainda não pisaram em obra e a oportunidade de acompanhar o dia adia do profissional de execução é única”, enfatizou o professor Paulo Andrade.

A Professora Coordenadora do curso de Engenharia Civil, Me. Eng. Civil Nilene Janini de Oliveira, destacou: “Já se torna uma tradição na disciplina as visitas às obras da região. Este semestre, como novidade, colocamos dois professores para uma única turma, sendo que a visita teve de ser feita em duas turmas devido ao grande número de alunos. Esperamos conseguir maior dinâmica e mais visitas a campo. Com isso quem acaba ganhando é o aluno da Unisanta com uma aula mais prática.”

Informações adicionais:

– Previsão de término em março de 2016;

– Forma executados laudos técnicos das vistorias nas edificações vizinhas;

– fases da obra: rebaixamento de lençol freático, execução e impermeabilização dos 17 blocos de fundações, execução das cortinas de contenção em concreto armado, formas dos pilares, vigas e lajes do pavimento térreo;

– Todos os funcionários e visitantes usaram EPI’s (equipamentos de proteção individual) e a obra contava com EPC’s (equipamentos de proteção coletivas, tais como: guarda corpo, telas de proteção, etc.).