SlideMais um atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta) conquistou índice para 12º Mundial em Piscina Curta, que será realizado em dezembro, em Doha (Catar). Com o tempo 1m53s75, Lucas Salatta nadou abaixou do índice do mundial e assegurou uma das duas vagas dos 200m borboleta.

Salatta foi prata na prova durante o quarto dia do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel, atrás apenas de Leonardo de Deus (1m53s11). No dia 2, outro atleta da Unisanta carimbou sua participação na seleção brasileira que vai ao Mundial, Nicholas Santos, com 50s60, nos 100m borboleta.

Além de Salatta, subiram ao pódio na tarde de hoje (4/9) pela equipe do Santa Julia Sebastian (1m07s24), nos 100m peito e Andrea Berrino (28s22), nos 50m costas, ambas medalha de bronze.

Medalhas – Nestes quatro dias de competição a Unisanta conquistou um ouro, duas pratas e cinco bronzes, com direito à quebra de recorde Sul-Americano.

No primeiro dia do Troféu José Finkel, a Unisanta conquistou medalha de prata nos 100m costas com Andréa Berrino e bronze nos 100m medley com Thiago Sickert (prova sem pontuação).

O recorde Sul-Americano nos 200m peito em piscina curta (25m) foi batido por Julia Sebastian, argentina que nada pela Unisanta e que já possuía o recorde Sul-Americano da mesma prova em piscina longa. Julia ganhou ouro com 2m22s32. As outras duas medhas da Unisanta foram para Tales Cerdeira, que conquistou bronze nos 200m peito, e Luiz Rogério Arapiraca, também bronze, nos 1500m livre, com o tempo de 15m03s91.

No terceiro dia de competições do Campeonato (3/9), o destaque da equipe de natação da Unisanta foi a nadadora Fernanda Carobino. A atleta conquistou a medalha de prata pelo Brasil, na prova de 400m Medley como o tempo de 4m42s79. Os melhores tempos da prova foram das estrangeiras Samantha Arevalos, do Fluminense, com 4m39s20, e Florência Perotti, do Grêmio Náutico União, que completou a prova em 4m39s82. A atleta do Pinheiros, Gabriele Roncatto, fez o melhor tempo do Brasil com a marca de 4m42s18. E o bronze brasileiro ficou com a nadadora do Corinthians, Gabriela Mello.

Pontuação geral – A Unisanta continua firme na disputa entre clubes. Como a exemplo de outros campeonatos brasileiros, está entre as cinco melhores equipes e a única potência universitária. Com 593,50 pontos a Unisanta está em quinto lugar no quadro geral.

O Brasileiro Absoluto de Natação – 43º Troféu José Finkel prossegue até sábado, dia 6, no Parque Aquático Itaguará Country Club, em Guaratinguetá/SP. O campeonato é válido como seletiva para o 12º Mundial em Piscina Curta em Doha, Catar, em dezembro.