Após vencer a segunda etapa da II Travessia Renata Câmara Agondi, Luiz Lima (28), nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), fez uma previsão que parece estar bem próxima de sua concretização: na manhã deste sábado (14/10), em Copacabana, no Rio de Janeiro, foi superado pelo jovem baiano Allan do Carmo (17), na II Maratona Pré-Pan-Americana do Rio de Janeiro, neste sábado, 14/10, na praia de Copacabana. Luiz Lima, com 2h06m36, ficou a dois centésimos da primeira colocação.

Segundo a previsão, Allan logo se transformará no melhor nadador de águas abertas do País, sucedendo o nadador da UNISANTA, que segue como o maior vencedor na temporada, com nove primeiros lugares em doze etapas do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas, contra três do baiano, incluindo a deste sábado.

Essa II Maratona Pré-Pan-Americana, além de contar pontos para o ranking nacional, serviu como a primeira das duas pré-seletivas que definirá os participantes da prova que apontará os representantes do Brasil nas disputas de águas abertas dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

Restando duas etapas para o término do Circuito Nacional, Allan, que contabiliza mais presenças na competição que Luiz Lima, soma 207 pontos, contra 203 de Luiz Lima. Ocorre, porém, que, o regulamento prevê apenas a soma das sete melhores pontuações de cada nadador, o que assegura ao atleta da UNISANTA uma vantagem mais do que confortável: 146 pontos contra 125 do atleta baiano.

Faltam duas etapas, ambas em Rio das Ostras, litoral Fluminense, nas distâncias de 5 e 10 km, nos dias 10 e 12 de novembro próximo , e Luiz Lima não pode mais ser alcançado, já que no máximo, Allan, em caso de vitória nas duas últimas etapas, chegaria a 142 pontos válidos, quatro a menos que Luiz.

MARATONA – Allan do Carmo (2h06m34) da Aceb/BA, e Ana Marcela Cunha (2h10m48), do Clube Olímpico de Natação/BA, venceram a II Pré-Maratona Pan-Americana, válida como 12ª etapa do Campeonato Brasileiro de 2006 e como primeira eliminatória para a Seletiva Pan-Americana de 12 de maio de 2007 que classificará quatro atletas para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Rio-2007 (resultados e tempos no final da matéria).

“O Luiz dominou a prova desde o início, mas a partir dos 7,5km, eu passei e fui decidir na batida de mão. O mar estava tranqüilo, com temperatura boa (20 graus) e nadei bem. Mas para conseguir vaga no Pan vai ser duro. Há pelo menos seis atletas no mesmo nível para apenas duas vagas”, disse Allan do Carmo, 17 anos.

Já Luizinho estava tranqüilo com a 2ª colocação, apesar de perder em sua cidade no fim da prova. “A prova foi boa, com mar ótimo para a prática do esporte. Mas faltou perna pra mim no final, e o Allan levou vantagem”, resumiu Luiz Lima. O terceiro colocado foi o também baiano Fábio Lima, radicado no Grêmio Náutico União/RS.

No feminino, Ana Marcela era só alegria, mas antecipou uma luta árdua pelas duas vagas do Pan Rio 2007. “A prova foi muito dura na disputa com a Pâmela (Aceb) e a Pepenha (Álvares Cabral/ES). Em uma das bóias viramos as três juntas. Vou nadar nas últimas etapas do Campeonato Brasileiro, em Rio das Ostras, e também na tradicional Travessia dos Fortes, aqui mesmo em Copacabana. Só espero que o mar esteja tão bom como esteve neste sábado (14/10), afirmou Ana Marcela, que com 14 anos, ainda é atleta infantil, e foi a única medalha brasileira na Travessia Internacional de Belém, em setembro, quando ficou em terceiro lugar.

A III Maratona Pré-Pan-Americana será em março do ano que vem e também selecionará 20 nadadores (10 homens e 10 mulheres) para a Seletiva final para os Jogos Pan-Americanos. A Seletiva Pan-Americana terá no máximo 20 homens e 20 mulheres na disputa por duas vagas femininas e duas masculinas para os Jogos Rio-2007.