O livro e a Leitura: Argumentação e Experiências. Este é o tema do encontro anual do Proler-BS/UNISANTA, que será realizado nos dias 18 (quarta-feira) e 19 (quinta-feira) de outubro, no Auditório do Bloco E, com entrada pela Rua Cesário Mota, número 8.

No primeiro dia, o evento começará às 8h30, com a composição da mesa, na qual participarão a reitora Profª Dra. Silvia Ângela Teixeira Penteado, a presidente Profª Dra. Lucia Maria Teixeira da UNISANTA e demais autoridades da Baixada Santista. Em seguida será entregue o troféu Proler para o melhor projeto de incentivo à leitura da Baixada.

Estão concorrendo ao troféu 15 projetos: Intercâmbio de correspondências, do Guarujá; Turma da Mônica, de Itanhaém; Jornal Mural – Expresso Elza, de Praia Grande; Ler é viver, de São Vicente; Pedagogia Comunitária, de Praia Grande; Quem conta um conto, aumenta um conto, de Praia Grande; Fala aí! Porque quem cala consente, de Santos; Café com Letras, da Associação de Mantenedores Beneficiários da Petros; Biblioteca Ativa, de Mongaguá; O alvo do aprendiz, de Santos; Incentivo à literatura infantil para uma educação de valores, de Santos; Contadores de História, de Praia Grande; Teatro de Sombras: Folclore no Mangue, de Cubatão; Cantando Cecília Meireles, de Praia Grande e Contadores de História, de Praia Grande.

Depois da entrega do prêmio, será realizada, às 10 horas, a palestra Questões de Leitura, com Sírio Possenti, mestre e doutor em Lingüística e Livre docência em Análise do Discurso pela UNICAMP. Para finalizar o dia, haverá apresentação dos 15 projetos de incentivo a leitura, com coordenação de Vera de Souza e Silva Machado.

Para iniciar o evento do dia 19, acontece a palestra O livro, a criatividade e a leitura no contexto educacional, com Mônica Guttimann, às 8h30. Em seguida, às 10 horas, será realizada a mesa redonda sobre Leitura e literatura infanto-juvenil: possibilidades e ferramentas para a formação do leitor crítico, com participação da psicóloga Mônica Guttimann, com especializações em arte-educação e arte-terapia; de Marciano Vasques, formado em Filosofia e Pedagogia, com pós-graduação em literatura Infanto-Juvenil; de Miriam Dias, pedagoga e coordenadora de salas de leitura e Ana Maria Trinconi Borgatto, pós graduada em estúdos comparados de Literatura de Língua Portuguesa, pela USP.

No período da tarde será realizado, às 14 horas, o workshop com a Profª Miriam Dias, com o tema: Alfabetização, letramento e o desenvolvimento das habilidades e competências: novos desafios da escola em tempos de globalização. Em seguida, Ana Maria Trinconi Borgatto, ministra palestra sobre A formação de leitores na sociedade da informação, às 16 horas.