Melhor nadador brasileiro de águas abertas em atividade, Luiz Lima (28), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), inicia neste sábado (14/10), às 9 horas, no Rio de Janeiro, sua luta por uma vaga nas provas de maratonas aquáticas nos Jogos Pan-Americanos de 2007. O campeão brasileiro encara a II Maratona Pré-Panamericana – 12ª etapa do Circuito Nacional de 2006 – no mesmo local e com o mesmo percurso a ser utilizado nos Jogos Rio-2007: no Posto 6, em Copacabana, na distância de 10 km.

Essa II Maratona Pré-Panamericana será a primeira das duas provas que classificarão 20 (10 homens e 10 mulheres) nadadores cada uma para a Seletiva Pan-Americana de maio do ano que vem. A segunda prova Pré-Panamericana está prevista para março de 2007. Os 40 atletas lutarão pelas quatro vagas (dois homens e duas mulheres) disponíveis para o Pan do Rio de Janeiro.

Luiz Lima defende uma invencibilidade diante de competidores nacionais que vem deste o término da última temporada, quando venceu, pela quarta vez consecutiva, a Travessia dos Fortes, entre o Leme e Copacabana, no Rio de Janeiro, e as provas de Rio das Ostras, no litoral fluminense.

Com o título de campeão brasileiro assegurado, ele busca, no Rio de Janeiro, não apenas sua décima vitória no Brasileiro, como a manutenção de uma hegemonia, já que em janeiro último, foi dele a vitória na I Maratona Aquática Pré-Panamericana, desenvolvida como um teste para o percurso a ser adotado nos Jogos Pan-Americanos do próximo ano.

Na oportunidade, ele percorreu os 10 km em 2h08m07. Na versão feminina, quem venceu foi a baiana Ana Marcela Cunha, do Clube Olímpico de Natação/BA, com 2h22m57. Tanto Luiz como Marcela venceram a 11ª etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, no último sábado (7/10), na Praia do Boquerão, em Santos, competição desenvolvida dentro do programa da segunda etapa da II Travessia Renata Câmara Agondi. Luiz chegou em 2h17min56, enquanto Ana venceu com 2h27min59.

BRASILEIRO – Luiz Lima, vitorioso em nove das 11 etapas já realizadas, tem um total de 183 pontos, contra 184 do baiano Allan do Carmo, que venceu nas únicas etapas (Linhares/ES, e Ilhéus/BA), nas quais o nadador da UNISANTA não esteve presente, em virtude de sua participação no Mundial de Nápoles, na Itália.

O regulamento do Brasileiro, no entanto, estabelece que somente os sete melhores resultados de cada atleta serão computados, ao final das 14 etapas. Assim, sem contar os pontos das três últimas etapas, Luiz Lima tem uma vantagem mais do que confortável: 132 pontos, contra 113 de Allan.

Mesmo que o baiano vença as três etapas restantes, Luiz não precisa mais do que simplesmente terminar o percurso dentro do tempo regulamentar (uma hora após a chegada do primeiro colocado em provas de menos de 10 km e 1h30 em provas de 10 km), em cada uma delas. Assim, mesmo sem pontuar entre os 16 melhores colocados nas três provas, Luiz manteria uma vantagem de três pontos: 137 contra 134, acrescentando a sua pontuação apenas os cinco pontos de bonus por concluir os três percursos.

Além dos 10 km correspondentes à II Maratona Pré-Pan-Americana, o Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas de 2006 terá mais duas etapas na cidade fluminense de Rio das Ostras, nos dias 10 e 12 de novembro. Com provas de 5 e 10 km.

FEMININO – Entre as mulheres, o topo do ranking caiu no colo de um talento de apenas 14 anos: Ana Marcela da Cunha, do Clube Olímpico de Natação/BA, outra revelação baiana. Com a contusão da vice-campeã mundial Poliana Okimoto, do EC Pinheiros, que mais uma vez não competirá pelo Campeonato Brasileiro, Ana se aproveitou para vencer as duas mais recentes etapas do circuito – Belém/PA e II Travessia Renata Agondi, em Santos/SP – e avançar na tabela de classificação, com 145 pontos, 11 a mais do que Poliana.

Outros destaques inscritos na prova de Copacabana são Guilherme Bier, Fábio Lima, Carlos Pavão, Marcelo Romaneli e Letícia Magno, todos do Grêmio Náutico União/RS; Maria da Penha “Pepenha” Cruz e Marina Berti, do Álvares Cabral/ES; Pâmela Engel e Bruna Cavalcante, da Aceb/BA; Glauco Rangel, do Paulistano; Rafael Galo, do Vitória/BA; e Artur Pedrosa, do Flamengo.