Vencedor das duas primeiras etapas do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), defende a liderança e a invencibilidade na temporada, neste sábado (25/03), a partir das 9 horas, em Florianópolis, Santa Catarina. Ele participa da tradicional Travessia de Paru, que homenageia o professor Hélio Lange, desportista conceituado no estado catarinense e que atendia pelo apelido de Paru. A prova tem largada na sede de Jurerê do Clube Doze de Agosto, com percurso de cinco quilômetros.

Os melhores maratonistas aquáticos do Brasil estarão presentes, incluindo a seleção brasileira que conquistou há cerca de 15 dias, o título de tricampeã sul-americana absoluta, na Colômbia.

Esta será a nona edição da prova, que tem como maior vencedor o gaúcho Guilherme Bier, com quatro vitórias. No feminino, a baiana Viviane Motti, já aposentada, é a que mais subiu no lugar mais alto do pódio, com três medalhas de ouro consecutivas.

ETAPA ANTERIOR _ Com o tempo de 59m34, Luiz Lima, confirmou seu favoritismo e venceu a 2a. etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, disputada em Porto Alegre/RS, no final de semana passado. A prova comemorou o centenário do Grêmio Náutico União/RS e distribuiu 5 mil reais em prêmios. Luiz havia vencido a primeira travessia do circuito nacional, no dia 4 de março último, em Tapes, também no Rio Grande do Sul, na distância de 10 mil metros.

Luiz Lima segue como o maior favorito à obtenção de uma das vagas na equipe brasileira de Maratonas Aquáticas para os Jogos Pan-Americanos de 2007, a serem realizados no Rio de Janeiro. O campeonato terá 14 etapas e só terminará em novembro. A segunda etapa da II Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, marcada para outubro, também faz parte do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas.