A medalha olímpica é o sonho dos atletas de qualquer modalidade e não poderia ser diferente com Simone Ruffini. O atual líder masculino da Copa do Mundo da Fina de Maratonas Aquáticas (10 km) em 2016 está em fase de treinamentos pré-jogos olímpicos no Parque Aquático da Universidade Santa Cecília (Unisanta). “A medalha é meu sonho. É bem difícil por causa dos maratonistas americanos, holandeses e brasileiros, que são atletas bem fortes, mas eu vou lutar”, afirmou o nadador.

O atleta italiano ganhou medalha de ouro na prova dos 25 km e o 7º. lugar nos 10 km no Mundial de Kazan, em 2015. Ruffini afirma ter alterado sua rotina e focou seus treinamentos na maratona de 10km, única distância a ser disputada nos Jogos Rio 2016. ”O treinamento para as duas provas é bem diferente, mas eu mudei as estratégias no ano passado e encontrei uma nova vontade para disputar os 10km. Estou feliz. No Rio vou tentar o meu melhor e procurar fazer uma boa prova. Os 25km não importam para mim este ano”, explica o atleta,  que voltará a treinar para as duas provas em 2017.

Ruffini já esteve no País anteriormente e treinou na Unisanta para etapas da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas. “Eu gosto do Brasil, das pessoas, e,  nos últimos quatro anos,  aqui foi a minha segunda casa. Estive no Brasil com a Federação Italiana para um período longo de treinamentos em Santos e no Rio e foi bom. Nadei na Unisanta na época das Copa do Mundo. A piscina é muito boa e as pessoas da Universidade são fantásticas. Para os treinos é muito bom”, concluiu o nadador.

Quatro delegações estrangeiras – O Complexo Poliesportivo da Unisanta também foi escolhido como local de treinamento de outros países que participarão do Jogos Olímpicos. As seleções da Itália (natação, maratona aquática e triatlo), Eslovênia (natação e triatlo), Japão (maratona aquática) e Rússia (maratona aquática) utilizam as instalações do Parque Aquático da Unisanta no período de aclimatação para os Jogos.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016 divulgou, em 2012, lista de 172 instalações desportivas aptas a receber atletas e comissões para treinamento no período pré-jogos. A Universidade Santa Cecília foi uma das três selecionadas em Santos, além do Sesc e da Arena Santos. Na oportunidade o COB apontou que apenas três universidades do Estado de São Paulo e 12 do País têm estrutura qualificada para receber as delegações estrangeiras, entre elas a Unisanta, única da Baixada Santista.