LAFES/Unisanta faz avaliação com jogadores da Portuguesa Santista

393

Alunos da Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício e Saúde da Universidade Santa Cecília (Unisanta) avaliaram 25 jogadores de futebol da Portuguesa Santista, nesta quinta-feira (27/2). O objetivo foi identificar os perfis dos atletas e sugerir propostas de treinamento ou correção de problemas para melhorar o rendimento físico do jogador dentro de campo.

A atividade foi realizada no Laboratório de Fisiologia do Exercício e Saúde (LAFES/Unisanta) da Faculdade de Educação Física (FEFESP) e na Clínica de Fisioterapia da Universidade. Os jogadores passaram por avaliação antropométrica, que foi dividida em etapas: as medidas do corpo, de composição corporal (gordura, para poder identificar seu perfil físico) e a avaliação postural, para identificar algum desvio.

A avaliação de composição corporal geralmente é feita de três em três meses, para acompanhar as posturas de atletas. Já a avaliação corporal é realizada a cada seis meses, a menos que o jogador tenha tido uma lesão que o comprometa.

Coordenaram a atividade os professores Alexandre Galvão e Débora Rocco, responsáveis pelo LAFES/Unisanta, além dos coordenadores da FEFESP e da Fisioterapia Unisanta, prof. Nicolau Teixeira e José Luiz Portolez, respectivamente.

LAFES/Unisanta – O LAFES tem participação efetiva em revistas científicas importantes do Brasil e do mundo, com publicações nacionais e internacionais indexadas ao maior site científico na área da Saúde, utilizado por toda a comunidade científica mundial.

O Laboratório desenvolve pós-graduação voltada para a Especialização em Exercício Físico e Desempenho Humano para Doenças Crônicas e Degenerativas, e também uma pós-graduação a distância (EAD) em Fisiologia do Exercício. A equipe participa efetivamente de eventos, como Feira de Saúde e Feira de profissões.