Atenção: Evento adiado. Aguarde nova data.

“Paisagem é um substantivo feminino que designa, no geral, a extensão que pode ser visualizada num único lance… Se a paisagem está relacionada à fisionomia de lugares, sabemos que ela há de sofrer transformações em decorrência das atividades humanas na natureza. A arte como atividade humana poderá contribuir para a transformação ou preservação dessa paisagem?”, Márcia Santtos, curadora do projeto e docente do curso de Arquitetura da Universidade Santa Cecília.

Iniciando o mês de março, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) apresenta os trabalhos da artista Lúcia Quintiliano, em exposição batizada “DESpaisagem”, que se inicia na terça-feira (3/03), às 19h, e vai até o dia 26 do mesmo mês, no Espaço Cultural Unisanta.

A mostra traz uma série de pinturas que Lúcia intitulou como “Imensidão Azul”. Tais obras, inspiradas no outono da orla santista e na relação pessoal da artista com tal paisagem, induzem o espectador a uma agradável viagem pela leveza dos cenários, onde predominam tons de azul, que remetem à escola impressionista, de Monet, e ao mesmo tempo trazem uma originalidade intimista.

Para tal exibição, a artista escolheu um formato misto, por considerar a familiaridade da população local com tais cenários, propondo o desafio de reorganizar na imaginação as paisagens a que a DESpaisagem remete, como um quebra-cabeça em rearranjo constante. A imagem captada na tela não é real, ela é o produto de um instante fotográfico com a percepção e memórias da artista. Embora seja familiar ao observador, ela só existe na tela.

Lúcia Quintiliano é uma artista visual independente e educadora. Graduada em Educação Artística na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Nossa Senhora do Patrocínio”, Mestra em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e especialista em Linguagem das Artes e Teatro/ Teatro Dança pela Universidade de São Paulo (USP).

Sua linha de pesquisa e produção artística envolvem, sobretudo, o desenho e a pintura, por meio de dispositivos ópticos e a estética relacional. Atua como arte educadora em escolas públicas e privadas, onde repassa aos alunos o diálogo entre arte e educação. Como pesquisadora da área, atua nos Grupos de Pesquisa “Poéticas Híbridas” e “L.O.T.E.”.

A abertura da mostra DESpaisagem será às 19h no Espaço Cultural Unisanta, sede da exposição, que funciona de segunda a sábado no horário letivo.

Serviço – A abertura da mostra será no dia 3/03, às 19h, no Espaço Cultural Unisanta, sede da exposição, que funciona de segunda a sábado no horário letivo.