Jogos Escolares Unisanta de Basquete chegam à fase final

113

No próximo sábado (11), a 10.ª edição dos Jogos Escolares Unisanta de Basquete entra no seu segundo e último dia de competições. Em quadra, 16 equipes competirão pelo título no masculino, enquanto pelo feminino serão jogadas mais três rodadas da fase de classificação e, posteriormente, a disputa pelo título, reunindo as quatro melhores equipes do torneio da fase de classificação.

A fase de grupos do torneio masculino e as duas primeiras rodadas do feminino foram disputadas no último sábado (4). Confira um resumo dos resultados a seguir. Todos os jogos aconteceram no Ginásio Poliesportivo e no Laerte Gonçalves, localizados na Universidade Santa Cecília, Rua Oswaldo Cruz, n.° 277, e Cesário Mota, n.° 3, respectivamente.

Torneio Masculino – No Grupo A, o time A do Objetivo Santos foi dominante e encerrou no topo da chave com três vitórias em três jogos e avançou de fase. Em segundo lugar, a equipe A do Colégio Novo Tempo venceu os seus dois jogos e também se classificou ao mata-mata. A equipe do Objetivo Peruíbe “A”, com um triunfo, e a ETEC Aristóteles Ferreira, com nenhuma vitória, foram os outros participantes desse grupo.

A escola Domingos de Souza, com seu time principal, fez uma campanha sólida e encerrou o Grupo B na liderança, com destaque para seu sistema defensivo, que saiu sem levar nenhum ponto. O time B do Colégio França conquistou dois triunfos e avançou de fase em segundo lugar na chave. A EE Fernando de Azevedo, com uma vitória, e a EE Francisco Meira, sem nenhum ponto, também fizeram parte do grupo.

Na única chave a ter a liderança compartilhada por duas equipes, a equipe B do Colégio do Carmo e a do Planeta Azul terminaram empatadas na liderança do grupo, com duas vitórias cada. Com um saldo de gols melhor (9 a 0), a escola de Peruíbe passou em primeiro lugar, deixando o Carmo em 2.°. Empatados, mas com um triunfo ambos, a equipe B da ETEC Aristóteles Ferreira, com -2 de saldo, e o Colégio Regina Altman, com -14 de saldo, completaram esse grupo.

Repetindo o feito do time principal, a equipe B do Objetivo Santos passou de fase com três triunfos em três jogos e conquistou a primeira colocação do Grupo D. No segundo lugar, o Colégio Universitas, com seu time B, passou à fase seguinte com duas vitórias e uma derrota. Eliminados, a EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva, com um triunfo, e o time A do Colégio França, com três reveses, foram os outros participantes da chave.

O Colégio Afonso Pena varreu o Grupo E com três goleadas e chegou à primeira colocação sem dificuldades. Em segundo, vem o Colégio Integração, com duas vitórias. A EM Franco Montoro vendeu caro sua derrota por 2 a 1 para o Integração e ficou em terceiro na chave, com uma só vitoria. Na lanterna, o time A da EE Francisco Meira, sem nenhum triunfo.

O time B do Colégio Santa Cecília não tomou conhecimento de seus rivais e garantiu o primeiro lugar do Grupo F com quatro vitórias em quatro jogos. Com três vitórias e um saldo de zero ponto, a equipe B do Objetivo Peruíbe foi a segunda colocada. Último qualificado do grupo, o time B do Colégio do Carmo avançou em terceiro lugar, com dois triunfos. A equipe B da EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva, com uma vitória, e a lanterna, que ficou com a Polícia Militar de São Vicente, que saiu sem conquistar nenhum triunfo do torneio, estão eliminadas do certame.

Pelo Grupo G, o time principal do Universitas garantiu o primeiro lugar. O Planeta Azul igualou o feito da sua equipe B e avançou de fase com três vitórias. O Novo Tempo, com seu time B, ficou em terceiro lugar com dois êxitos e avançou à fase eliminatória do torneio. O Colégio Santa Cecília, com seu time principal, e a EE Domingos de Souza, com o seu segundo time, foram eliminados, com uma e zero vitórias, respectivamente.

Com a definição dos 16 classificados, ficaram, portanto, definidas as partidas de oitavas de final e todo o caminho que os times terão que fazer ate chegar à final. Vale destacar que todos os jogos do mata-mata do torneio masculino acontecerão no Poliesportivo, a partir das 9h.

Às 9h, o Objetivo Santos A enfrenta o time B do Colégio França. No mesmo horário, a EE Domingos de Souza, com seu time principal, duela contra o time B do Colégio do Carmo.

O Colégio Planeta Azul B, cruza com o time principal do Colégio do Carmo, a partir das 9h15. Na mesma faixa de horário, o time B do Objetivo Santos mede forças com o segundo time do Novo Tempo. Em seguida, com início previsto para as 9h30, o Colégio Afonso Pena enfrenta o Objetivo Peruíbe B. Na outra metade da quadra, o time B do Santa Cecília cruza com a equipe principal do Colégio Planeta Azul, por uma vaga na fase seguinte.

Às 9h45, um clássico entre o time A e o B do Colégio Universitas vai definir uma vaga nas quartas de finais. Finalizando as oitavas de final, o Colégio Integração entra em quadra para jogar contra o time A do Novo Tempo.

Os oito vencedores irão disputar as quartas de final, a serem jogadas entre às 10h e 10h15. A partir das 11h, têm início as semifinais, enquanto às 11h30, é disputada a grande final.

Feminino – Com duas rodadas já disputadas, o time A do Objetivo Peruíbe, ao lado do Colégio Santa Cecília, lideram o torneio com duas vitórias cada. O Colégio Novo Tempo e o time B do Objetivo Peruíbe, com um triunfo cada, estão empatados no terceiro lugar. Fora da zona de classificação estão a EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva e a EE Francisco Meira, sem nenhuma vitória, por enquanto.

Neste sábado (4) serão disputadas mais três rodadas e, em seguida, semifinal e final. Confira a lista de jogos a ser realizada. Os nove jogos restantes da fase de classificação irão ser disputados no Ginásio Laerte Gonçalves, enquanto a semifinal e final, no Poliesportivo.

Às 9h, o Objetivo Santos A enfrenta o Colégio Novo Tempo e, do outro lado da quadra, Santa Cecília e a EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva fazem o outro confronto do horário.

A EE Francisco Meira entra em quadra às 9h15, para jogar contra o Objetivo Peruíbe B. No mesmo horário, Objetivo Santa Cecília A joga contra o Santa Cecília. A EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva vai à quadra para enfrentar o time da EE Francisco Meira e, ao mesmo tempo, o Novo Tempo enfrenta o Objetivo Peruíbe B.

A EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva volta à quadra para concluir sua participação na fase de qualificação contra o Novo Tempo, às 9h45, enquanto os dois times do Objetivo Peruíbe se enfrentam nesse mesmo horário. Concluindo essa etapa, às 10h, a EE Francisco Meira joga contra o Santa Cecília.

Ao final, os quatro melhores na tabela, se classificam para as semifinais. Nesta fase, o 1.º colocado enfrenta 4.º, enquanto o 2.º o 3º. Os jogos serão disputados, simultaneamente, às 10h45. Os vencedores vão jogar a final, a ser realizada às 11h30. Estes duelos decisivos serão jogados no Ginásio Poliesportivo.