Depois de uma checagem nas condições de maré, previsão do tempo e a confirmação da participação de grandes nomes da natação brasileira e sul-americana, como Luiz Lima, Juan Pereyra, Monique Ferreira e Monick Avelino Perez, vencedores das etapas da temporada passada, o diretor técnico da II Travessia Renata Câmara Agondi, Enio Faria, está confiante quanto ao registro de um elevado nível técnico na primeira etapa da competição, marcada para a manhã deste sábado (23/09), a partir das 10 horas, na Praia do Boqueirão, em Santos.

“Logo cedo fui dar uma espiada nas condições do mar e vislumbrei as enormes chances de termos uma prova do mais alto rendimento”, destacou o dirigente, bastante habituado à realização de disputas do gênero. “Diante dos nomes confirmados e com as previsões de maré e tempo apresentando condições satisfatórias, é praticamente certo que o público tenha a visão de uma competição marcada por um elevado rendimento técnico”.

Segundo ele, a prova, que reunirá 797 nadadores, terá um percurso de 1,5 km. “Às 10 horas, largam os integrantes da elite masculina. Depois, pela ordem, caem na água a elite feminina e os atletas das categorias petiz e infantil”, enfatiza. “Acredito quem tenhamos uma disputa rápida, com os primeiros colocados percorrendo a distância em 16 minutos”.

Enio faria, ao lado do árbitro geral da prova, e também diretor da CBDA e Aquática Paulista, Igor de Souza, comemora a evolução tanto quantitativa como qualitativa da natação de águas abertas do Brasil, principalmente a partir da criação da Travessia Renata Agondi.

“Os parâmetros adotados deste nossa primeira prova, em setembro de 2005, são os mesmo oficializados pela Confederação Brasileira no final da temporada passada”, destaca. “Além do mais, a Travessia Renata Agondi tem merecido crítica elogiosas em todos os sentidos, até mesmo fora do País, a ponto, inclusive, de, já a partir desta temporada 2006-2007, passar a integrar o calendário internacional”.

Para o árbitro geral Igor de Souza, de um ano para cá, o que coincide com a introdução da Travessia Renata Agondi no cenário nacional, a natação de águas abertas progrediu sobremaneira, principalmente em termos de repercussão de mídia. “Os desempenhos dos nadadores, em particular do Luiz Lima, no masculino, e da nossa vice-campeã mundial Poliana Okimoto, têm despertado o interesse de todos, até mesmo de jovens nadadores, o que, convenhamos, é excelente para o aumento do número de participantes das provas e consequentemente para elevação do nível técnico”, afirma.

PREMIAÇÃO – Nesta primeira etapa, além do Troféu de posse transitória Renata Câmara Agondi, estarão em disputa troféus especialmente produzidos para os clubes e academias classificados de primeiro a terceiro lugar no geral, primeiro a terceiro no masculino e primeiro a terceiro no feminino.

Serão ainda entregues troféus aos cinco melhores atletas das elites masculina e feminina (geral). Por categorias de idade, serão entregues medalhas aos três melhores, tanto no feminino como no masculino. Os nadadores que completarem o percurso recebem ainda medalhas finish.

TRÊS ETAPAS – Em sua segunda edição, a Travessia Renata Agondi terá três etapas, sendo que a terceira e última, marcada para 26 de janeiro de 2007, abrirá o circuito mundial de águas abertas, envolvendo, entre outros, os 20 melhores nadadores do mundo. A segunda etapa, válida para os campeonatos paulista e brasileiro, além de servir de seletiva para a primeira etapa do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas da FINA, está marcada para o dia 7 de outubro de 2006, às 9 horas, com largada defronte à Rua da Paz, e chegada em frente à Rua Oswaldo Cruz,, junto ao Posto 5 em Santos, nas distâncias de 1, 3 e 10 KM.

Já a terceira etapa, válida para o Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas da FINA, com premiação de US$ 20 mil, será realizada no dia da Cidade de Santos, em 26 de janeiro de 2007, a partir das 9 horas, novamente com largada em frente à Rua da Paz, e chegada defronte à Rua Oswaldo Cruz, junto ao Posto 5 em Santos.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Santa Cecília TV, Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros e 2º Batalhão de Infantaria Leve. A organização é da Presença Eventos, Supervisão Técnica e Arbitragem são da Federação Aquática Paulista.