Pelo sétimo ano consecutivo, a nadadora Argentina Georgina Bardach participa do Troféu José Finkel/Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno, em defesa das cores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). E mesmo admitindo as dificuldades que terá pela frente diante de sua mais tradicional rival, a pernambucana Joanna Maranhão, espera manter a vantagem sobre a oponente e ajudar a Universidade na luta pelo inédito título nacional.
Apontada como melhor nadadora latino-americana – única da América do Sul a obter medalha (bronze nos 400 metros medley) nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Georgina vive a expectativa de travar um grande duelo com Joanna. Trata-se do “Duelo Continental” que reúne as duas melhores nadadoras da América Latina em nível mundial.
Um recente artigo na Best Swimming indica um favoritismo e uma vantagem muito grande de Georgina, são sete vitórias de Georgina em confrontos diretos com Joanna contra apenas duas vitórias de Joanna. Isto em provas de Troféu José Finkel.
Joanna e Georgina dominam as provas de medley no Troféu José Finkel desde 2001. E mesmo com 7 a 2, as vitórias de Georgina sempre foram apertadas. No Finkel do ano passado, deu empate, com Joanna vencendo os 200 medley por 14 centésimos, e Georgina vencendo os 400 medley por 9 centésimos.
A disputa deste ano não deve ser diferente. Acirrada, apertada e decidida nos mínimos detalhes com centésimos de segundo definindo as provas. Mas Georgina confia em um bom resultado. “Quero dar o máximo e atingir um bom rendimento, embora respeite muito minha amiga Joanna”.
Georgina se apresenta mais bem preparada aerobicamente do que Joanna, e tem mais chances nos 400, mesmo porque estilo peito faz a diferença. Nos 200 medley, Joanna pode complicar, conforme previsão de especialistas.
As provas de 400 e 200 medley estão programadas para as segunda e quinta etapas, respectivamente. Elas serão realizadas nesta quarta (24/05), à tarde, e quinta (25/05), pela manhã (eliminatória e final), e sábado (27/05), à tarde, e domingo (28/05), pela manhã (eliminatória e final). Georgina ainda participará das provas de 200 estilo costas e 200 estilo borboleta.