O futuro do esporte no Brasil passa necessariamente pela Universidade. Quem garante é o presidente de honra da Fifa, João Havelange, que aproveitou sua passagem pela Cidade para visitar as instalações da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e conhecer de perto a equipe de natação da instituição de ensino, na manhã desta terça-feira (21), Feriado de Tiradentes.
Para Havelange, a “UNISANTA representa hoje um exemplo às demais instituições de ensino superior do País, pelo brilhante trabalho que desenvolve em prol do esporte, em particular da natação”.
O contato com os nadadores o deixou emocionado, principalmente no momento em que o capitão da equipe santista, Israel Murat, disse-lhe que a UNISANTA se sentiria honrada em tê-lo como patrono de seu Departamento de Natação. “Gostaria de voltar no tempo e ter novamente 18 anos e voltar a competir”, afirmou com a voz embargada.
Apontado como um dos maiores dirigentes esportivos da história e atleta de destaque no futebol, pólo aquático e natação, João Havelange também garantiu aos nadadores da UNISANTA que fará o máximo esforço no sentido de trazer os Jogos Olímpicos para o Brasil.
Ele, que na noite de segunda-feira (20), recebeu várias homenagens, incluindo o título de Professor Emérito da UNISANTA, em cerimônia realizada no Salão do Conselho do Santos FC, fez questão de cumprimenta vários nadadores da UNISANTA, entre os quais a Top Five da natação mundial e líder do ranking mundial de águas abertas, Ana Marcela Cunha, e o nadador paraolímpico Carlos Farrenberg. João Havelange, além de atleta de esportes aquáticos foi presidente da Federação Aquática Paulista.
Na visita à UNISANTA, Havelange foi recepcionado pela alta direção da instituição, diretores, coordenadores, professores, técnicos, atletas e funcionários. Em nome da Universidade, a reitora Dra. Silvia Teixeira Penteado entregou-lhe a camisa oficial da equipe de natação.
Também participaram da singela homenagem a presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, Dra. Lúcia Teixeira Furlani, e o pro-reitor administrativo e presidente da Santa Cecília Esporte, Dr. Marcelo Teixeira.