Nadadores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) competem, neste final de semana (31/3 e 1/4), em torneios decisivos de natação. A campeã mundial nos 25 km de Xangai, Ana Marcela Cunha, participa da maratona aquática na Etapa da Copa do Mundo FINA de Eilat, em Israel, neste domingo, dia 1º/4.

Ainda neste de março, Ana sagrou-se campeã nas duas provas de maratonas aquáticas (5 e 10 KM) do Sul-Americano Absoluto de Esportes Aquáticos de Belém.

Travessia dos Fortes – No mesmo dia, na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, acontece a Travessia dos Fortes com a participação dos nadadores Isabelle Longo, Fernanda Góes, Luiz Rogério Arapiraca, Luan Souza e Victor Simões, da Unisanta.

Em sua 10ª edição, a Travessia tem percurso de 3.500 metros e reúne 2.500 participantes, divididos em três grupos: elite, faixa etária (17 categorias no masculino e no feminino) e os portadores de necessidades especiais (PNE). A primeira largada, para as categorias femininas, acontecerá às 9h35. Às 10h15, será a vez dos homens, e às 10h30, os nadadores com necessidades especiais entrarão na água.

No masculino, os atletas candidatos ao título são: o carioca Luiz Lima, pentacampeão da Travessia entre 2002 e 2006; o gaúcho Samuel de Bona, vencedor em 2011; e o baiano Luiz Rogério Arapiraca (Unisanta), primeiro colocado na edição de 2010.

Já no feminino, os destaques são a gaúcha Betina Lorscheitter, medalha de bronze nas duas últimas edições; a paulista Isabelle Longo (Unisanta), terceira colocada em 2009; e Caroline Ferreira. Ana Marcela venceu essa competição em 2006, com apenas 14 anos, e em 2011, quando fez o melhor tempo da prova na categoria feminina (37min35).

Isabelle Longo, 20 anos, dedicou quatro horas por dia aos treinamentos, e seu objetivo é assegurar presença no pódio.

“Será uma disputa acirrada entre todas as participantes. Essa é a prova em águas abertas que mais gosto de participar. Quero muito nadar bem e buscar a vitória ou, pelo menos, um lugar no pódio. No ano passado, enfrentei alguns problemas e não consegui um bom resultado”, explica Isabella, que cursa o segundo ano de Arquitetura na Unisanta.

Portugal – Além de Ana Marcela, outra nadadora da Unisanta, Flavia Ribeiro Souza, participará de prova internacional neste final de semana. Ela será a única a defender o Brasil nos 100m costas, do Multinations Júnior Swimming Meet, em Coimbra, Portugal.

A competição, que acontece na Piscina Olímpica de Coimbra, conta com a participação das seleções de Portugal, Brasil, Bulgária, Chipre, Finlândia, Grécia, Israel, Polônia, República Checa, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Os 12 países estarão representados por 170 nadadores (86 masculinos e 84 femininos) do escalão júnior.