Os  professores de Engenharia João Baptista do Amaral Júnior e Fernando Branquinho farão curso nos dias 7 a 10 de maio, em São Paulo,  sobre o software Robot Studio – School Edition, doado pela  empresa ABB,  para utilização nos cursos de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

A parceria técnica-científica da Unisanta com a ABB – líder em tecnologias de energia e automação e que opera em cerca de 100 países foi assinada no ano passado. O software Robot Studio – School Edition, simula a atuação de robôs em diversas atividades, para uso nos laboratórios de Engenharia da Unisanta, especialmente nas áreas de Eletrônica, Mecatrônica e Mecânica.

O software é construído com base na tecnologia VirtualController ABB, uma cópia exata do software real que comanda os robôs no processo de produção da empresa. Deste modo, possibilita simulações muito realistas, utilizando programas de robôs verdadeiros, idênticos aos utilizados em uma fábrica.

Por meio das licenças cedidas, os alunos de Engenharia poderão usar o software para executar a simulação de seus projetos de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos e sistemas complexos.

A Unisanta mantém estreita ligação com a ABB, empresa que hoje emprega em torno de 130 mil funcionários.  A Universidade recebeu a visita de diretores da ABB no Brasil, os quais ministraram palestras a professores e alunos e demonstraram interesse em recrutar estagiários e promover cursos e visitas técnicas dos alunos na ABB.

Mas o relacionamento com a Unisanta é mais antigo. Em 2005, quando a unidade didática – minirrefinaria – da Petrobras passou por um processo de modernização, o curso de Engenharia Química da Unisanta e a ABB foram responsáveis em atualizar a unidade, única em operação no País e que está instalada no Laboratório de Engenharia de Petróleo da Universidade.

A ABB fez a automação do projeto e a Engenharia Química Unisanta criou os equipamentos em acrílico utilizados na maquete, como os trocadores de calor, a torre de resfriamento e também a comunicação visual.