No último dia 27, alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Santa Cecília (Unisanta) tiveram a oportunidade de ter uma aula bem diferenciada, fora do ambiente universitário. A primeira parada do grupo foi na sede da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), na Capital. A entidade defende os interesses dos profissionais da área, desenvolvendo ações que contribuam com o futuro da profissão. “Nossa turma foi muito bem recebida pelos publicitários da APP, que concederam entrevista ao programa universitário Espaço Unisanta, da Santa Cecília TV”, afirmou a professora Renata Alcalde.

O curso de Publicidade e Propaganda da Unisanta tem estreito relacionamento com a APP, seja pela presença de grandes nomes da Publicidade, ligados à APP, em eventos do curso ou pela participação dos alunos em concursos nacionais promovidos pela entidade, como o Festival Universitário de Propaganda (FEST- UP). Nas edições de 2008 e 2011, os alunos da Unisanta ficaram em primeiro lugar na categoria Cartaz.

A APP está desenvolvendo um projeto que irá contribuir com as faculdades de comunicação de todo o País. A proposta é oferecer atividades voltadas à capacitação profissional de professores e universitários. No mês passado, a Unisanta foi representada pela professora Renata Alcalde em reunião da APP sobre o assunto.

Após a visita à APP, os alunos conheceram de perto o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC). O objetivo da instituição, sem fins lucrativos, é garantir a crianças e adolescentes com câncer o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida, dentro do mais avançado padrão científico. O GRAACC gerencia e administra um moderno hospital especializado no atendimento de crianças e adolescentes com câncer.

De acordo com a professora, o convite partiu do Analista de Marketing do GRAACC, Felipe Prieto, quando ele ministrou palestra na Semana de Comunicação da Universidade.  “A partir desse primeiro contato, surgiu o convite para conhecer a instituição paulista e, através da Agência Universitária de Publicidade e Propaganda (AUPP), elaborar uma campanha nacional com foco no projeto GRAACC Jovem”, ressaltou Renata.

Além de levantarem as principais informações da instituição para produzir a campanha publicitária, os alunos puderam entender como aliar cidadania às ações de marketing e comunicação, disse Renata.

Prática profissional – Na Agência Laboratório do curso, os alunos de Publicidade e Propaganda já desenvolvem a consciência de responsabilidade social. Os anúncios produzidos para o jornal laboratório Primeira Impressão, do curso de Jornalismo, são relacionados a entidades assistenciais da região.