O nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Felipe Ribeiro e sua técnica Marissa Nogueira embarcam, nesta segunda-feira (1º/9), para a cidade de Balatonfüred, na Hungria, para representar o Brasil no II Campeonato Mundial Júnior de Maratonas Aquáticas da FINA. O torneio será realizado entre os dias 1º e 8 de setembro.

Vencedor do prêmio Brasil Olímpico 2012, Ribeiro, com apenas 17 anos, vem quebrando recordes e fazendo história na natação brasileira. No Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação, em junho de 2014, ele ultrapassou a marca nos 50m juvenil 2, que era de Matheus Santana, atleta da Unisanta vitorioso em piscinas nacionais e mundiais.

No Brasileiro, Ribeiro ganhou medalhas de ouro, prata e bronze no revezamento. No Paulista Juvenil, ele foi um dos maiores destaques. Bateu três recordes, conquistou o melhor índice técnico na prova dos 100m livre e foi o segundo maior pontuador de todo o Campeonato.

Qatar – No início deste mês, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) convocou dois jovens talentos para participar do “1st. FINA/DOHA 2014 Youth Programme de Natação”, a ser realizado em Doha (Qatar), no período de 3 a 7 de dezembro de 2014. O escolhido no masculino foi Felipe Ribeiro, da Unisanta.

De acordo com a CBDA, “a iniciativa visa motivar os jovens nadadores a se transformar em destaques na natação, promover a comunicação e amizade, ampliar a visão e o entendimento dos avanços em novas técnicas de treinamento e participar de uma amostragem cultural sobre a história, a cultura e a tradição do Qatar”.

Foram convocados nadadores (um no masculino e um no feminino) com os melhores índices técnicos em suas categorias, em provas olímpicas (nascidos entre 1998 e 2000). O critério de seleção foi baseado no Ranking Brasileiro de 2014, até o momento, considerando-se exclusivamente os resultados obtidos nos Campeonatos Brasileiros do Calendário Oficial deste ano.

A atleta escolhia (feminino) foi Gabriela Gonçalves Roncatto (ECP).