Centro de referência na Baixada Santista, a Faculdade de Odontologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) inaugura, nesta quinta-feira, dia 28 de agosto, as novas instalações do Centro de Diagnóstico por Imagem, do Laboratório Multidisciplinar e da Sala de Interpretação Radiológica. A cerimônia de inauguração será realizada às 10 horas, no Bloco F da instituição, Rua Cesário Mota, 8, no Boqueirão, em Santos.

Com modernos equipamentos, os novos espaços serão utilizados para o atendimento dos pacientes, da comunidade e para aulas práticas do Curso. A Clínica de Odontologia da Unisanta faz cerca de 40 mil atendimentos anuais.

Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) – Ampliado com aparelhos de ponta em tecnologia distribuídos em cinco salas de Raio X Periapical, no local são realizadas tomadas radiográficas individuais que auxiliam o profissional na avaliação da profundidade e extensão de problemas como cáries.

O espaço conta ainda com Câmera Escura e Sala com Radiografia Panorâmica e Lateral de Cabeça Digital com equipamento de radiografia da empresa Sirona, que substitui o analógico utilizado anteriormente. Odontologistas e estudantes poderão ter uma visão geral de abscessos e tumores, entre outros, com uma resolução maior e mais próxima da realidade. Os resultados das radiografias são digitais ou impressos em papel, e podem ser retirados na hora. Com isso, o atendimento será mais rápido e o tempo de espera menor.

“Um dos destaques do CDI será o aparelho de radiografia digital, único na área acadêmica na região. Além de ter uma resolução muito superior, o moderno equipamento possibilita que o paciente receba a radiografia na hora”, comenta a coordenadora do curso, Rosangela Aló Maluza Florez.

Laboratório Multidisciplinar – No local, o aluno tem à disposição bancadas individuais, onde são reproduzidas todas as operações de um consultório, através da técnica Hands On, com microscópio operatório de mesa para projeção simultânea.

Além da ampliação das bancadas, o laboratório também ganhou 120 cabeças de silicone (Bob), que permitem uma simulação perfeita das atividades. Nos simuladores, os alunos podem trabalhar com água e refletores, tornando as atividades ainda mais próximas da realidade.

“O novo laboratório da Faculdade de Odontologia da Unisanta irá qualificar ainda mais os alunos das séries iniciais do Curso, pois conta com estrutura inédita em ambiente acadêmico na Baixada Santista. Os manequins odontológicos, por exemplo, não são constituídos apenas de arcadas dentárias. Possuem cabeça, garganta e outras partes que simulam um paciente real. Além disso, foram instalados telões para transmissão simultânea da técnica hands on. Quando o aluno passar a atender a comunidade na clínica universitária, estará muito mais adaptado para o contato com o paciente”, disse a coordenadora.

Sala de Interpretação Radiológica – Na nova sala, os alunos da graduação e da pós-graduação fazem análise das radiografias nas diversas disciplinas e aprendem a fazer traçados ortodônticos na Especialização.