Os nadadores Felipe Ribeiro, campeão sul-americano juvenil e três vezes medalhista de ouro na Polônia em 2013 pela seleção brasileira, e Felipe Ramos, jovem nadador que treina em Peruíbe com o técnico Alexandre Lordello,  representam a Universidade Santa Cecília (Unisanta) no Troféu Chico Piscina, em Mococa, no interior de São Paulo, nesta quinta-feira (3) e sábado (5).

Trata-se do 26º Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto-Juvenil, que terá também uma versão internacional, na piscina da Associação Esportiva Mocoquense (AEM). No torneio, Felipe Ribeiro competirá pelos 50m livre, 100m livre e 100m borboleta. Já Felipe Ramos competirá nos 100m livre e 200m peito.

O campeonato deste ano será disputado por nadadores nascidos em 1997 e 1998, no juvenil, e em 1999 e 2000,  pelo infantil. Estão inscritos 392 jovens, sendo 212 meninos e 180 meninas.

A divisão nacional contará com a presença dos nadadores do Santa, equipes provenientes da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Neste ano, a divisão internacional da competição contará com atletas vindos da Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, além de 17 federações estaduais.

Confira a programação do Torneio:

Provas no feminino e masculino e divididas em infantil e juvenil)

Dia 3/10 – 5ª feira
400m livre / 100m peito / 50m livre

Dia 4/10 – 6ª feira
200m livre / 100m borboleta / 200m medley / 4x100m livre

Dia 5/10 – sábado
100m livre / 100m costas / 4x100m medley

O Troféu Chico Piscina acontece com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, Hammerhead e Sadia. A competição é considerada um celeiro de campeões, como Gustavo Borges, Tiago Pereira, Mariana Brochado, Tatiana Lemos, Nicolas Oliveira,  Joanna Maranhão, Gabriela Silva e César Cielo Filho.

Histórico

O troféu é uma homenagem a Francisco Quintino, que estimulou a construção de uma piscina em Mococa – a primeira desse município e uma das primeiras do estado, além de ter incentivado a realização de torneios de natação nessa cidade.  Em 13 de maio de 1934 foi fundada a Associação Esportiva Mocoquense. Em 1968, a então Delegacia da 7ª Região da Federação Paulista de Natação, hoje Delegacia da 5ª Região da Federação Aquática Paulista sediada em Jaboticabal, criou o Torneio Inter-Regional Infanto Juvenil de Natação do Estado de São Paulo no qual seria disputado o Troféu “Chico Piscina”, com a participação de atletas de 14 Regiões do Estado.

Já foram disputadas 43 edições do Troféu “Chico Piscina”, sendo 19 como Torneios Inter-regionais Infanto Juvenil de Natação, 24 como Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto- Juvenil de Natação, dos quais 17 incluíram o Campeonato Internacional Infanto Juvenil de Natação.