Durante a ação, os acadêmicos do terceiro ano colocaram em prática tudo o aprenderam na disciplina de Educação Física de Esportes Adaptados

Uma manhã bem diferente, com brincadeiras e atividades lúdicas, foi o que alunos de escolas públicas e pessoas de entidades socioeducacionais da região tiveram nesta terça-feira (23/10), com os acadêmicos do terceiro ano da Faculdade de Educação Física e Esportes (FEFESP) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), no Circuito de Atividades Físicas Inclusivas.

Esta ação da FEFESP é uma grande oportunidade para os estudantes aliarem o conhecimento obtido durante as aulas da disciplina de Educação Física de Esportes Adaptados e a prática do dia a dia.

“Nossa finalidade foi reunir todo o saber acadêmico que os alunos tiveram durante os dois semestres desse componente curricular e o desenvolver na prática. Na manhã de hoje, a gente teve realmente o sentido de inclusão, conseguimos resgatar valores como a humildade e a simplicidade por meio da educação física”, comenta Márcio Rodrigues dos Santos, docente da disciplina.

Além dos esportes tradicionais

Para o aluno Piter Alisson, do 5º semestre da FEFESP, essa ação é uma forma de mostrar para as pessoas que a profissão do educador físico vai além dos esportes convencionais. “Temos dança, vôlei, futebol, pessoas fazendo ginástica funcional, basquete, são atividades que talvez a gente não tenha nas escolas e que aprendemos hoje na área, que é tão ampla. Então isso é importante para elas verem que não é só futebol ou só vôlei e que dá para elas se divertirem bastante em outras atividades. ”

Eventos como o Circuito de Atividades Físicas da FEFESP já fazem parte da grade curricular do curso. Todos os anos, estudantes planejam e organizam atividades com a população da Baixada Santista em prol de uma vida mais saudável e menos sedentária.

Segundo o coordenador do curso, Nicolau Teixeira Ramos, cada ação é voltada para diversos públicos. “Hoje foi a população de deficientes físicos, mentais e geral, mas às vezes são realizadas com idosos, crianças, adultos, e até misturando públicos. Todos os projetos são realizados na intenção de que alunos coloquem em prática tudo aquilo que aprendem na teoria. ”

Entidades participantes

A ação desta terça-feira contou com a participação de diversas escolas e entidades socioeducativas da região, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Escola de Educação Especial Meimei, A Casa da Vó Benedita e o Núcleo de Reabilitação do Excepcional São Vicente de Paulo (Nurex), e além de levar as atividades lúdicas até as pessoas, deixou aprendizados para quem participou.

“Uma atividade física é muito importante para não deixar a gente sem fazer nada e sem condicionamento físico. A gente precisa de condicionamento físico para ter uma vida melhor”, diz Alex Correia Gomes, de 11 anos, estudante da Escola Municipal Octavio de Cesare, em São Vicente.