Além da construção dos robôs, o cuidado com o relatório e o trabalho em equipe foram essenciais durante o processo dos futuros engenheiros

por Kelvyn Souza

Os estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participaram, no último sábado (20),  de uma corrida de “cachorros Pascal” na sala 8 no bloco D da Universidade.

Responsável pela atividade, o Coordenador e professor do curso, Carlos Alberto Amaral Moino, conta o quais os requisitos para participar da corrida.

“Eles tem que fazer um robô de quatro patas, nós chamamos de ‘cachorro’ para ficar mais divertido. O objetivo é a construção de um projeto, a elaboração do relatório e o trabalho em equipe”.

Algumas regras também foram adicionadas, mas os designs dos cachorros são livres, segundo a criatividade dos alunos.

“As regras definidas foram na tensão máxima que poderiam utilizar para movimentar os robôs (de 12 volts) e nas dimensões máximas que os robôs poderiam ter (500 mm de altura, 500 mm de largura e 500 mm de comprimento)”, explica Moino.