Fefesp promove o VIII Simpósio da Educação Física, de 7 a 11/11

406

Com debates sobre a medicina no esporte e aspectos para a otimização do desempenho do atleta, o curso de Educação Física da Universidade Santa Cecília (Fefesp) promoverá, entre os dias 7 e 11 de novembro, o VIII Simpósio da Educação Física. Nos eventos a serem realizados, teremos a presença de ex-alunos formados pela Unisanta, professores que lecionam em outros cursos da Universidade e do ex-atleta Clodoaldo Tavares de Santana, tricampeão do mundo de futebol com a Seleção em 1970. Todas as palestras serão realizadas no Auditório do Bloco E, 4.° andar, na Rua Cesário Mota, n.° 8, no bairro do Boqueirão, em Santos.

Abrindo a semana, no dia 7 de novembro, segunda-feira, às 9h, a mesa I terá como tema “Emagrecimento e seus fantasmas”. Com moderação da Profa. Dra. Débora Rocco, dois palestrantes irão aprofundar-se em pautas com relação ao tema central.  Inicialmente, o Prof. Dr. Raphael Souza, docente dos cursos de Saúde da Unisanta, palestrará sobre o assunto “Metabolismo e emagrecimento”. “Educação Física e emagrecimento” será o tópico abordado pelo professor Jefferson Cabral.

No período da noite, a partir das 19h30, “Aspectos interdisciplinares da preparação física para a alta perfomance” será a pauta a ser debatida, com moderação do professor Iago Aguilar. A docente Ângela Ilha, coordenadora da graduação em Nutrição da Unisanta, vai falar sobre “Alimentação saudável”. Concluindo o simpósio, “Educação Física na reabilitação ortopédica” vai ser o tópico a ser abordado pelo Prof. Esp. Sergio Rebelatto, graduado em Educação Física e especialista em Fisiologia do Exercício pela Unisanta.

Na manhã do dia 8 de novembro, terça-feira, às 9h, a professora Vera Assis ficará a cargo da moderação nas duas palestras sobre “A licenciatura na Educação Física”. A professora Juliana Dias irá discursar em relação aos “Desafios atuais da Educação Física Escolar”. Já a professora Carla Borges, docente do curso de Psicologia da Unisanta, abordará o assunto “Psicopedagogia na educação infantil”.

À noite, às 19h30, mais duas conferências agitarão o consistório do Bloco E. A “Medicina do esporte e suas histórias” será o mote da pauta a ser discutida, com a moderação do professor Alexandre Galvão. Primeiro, é a vez do Doutor Rodrigo Zogaib. Com 22 anos de experiência no Santos FC, ele ministrará uma palestra sobre as “Evoluções da medicina esportiva no futebol”. Em seguida, três figuras icônicas do futebol irão falar sobre suas carreiras e as relações com a área da saúde no esporte.

Clodoaldo Tavares de Santana, tricampeão do mundo com a Seleção, na Copa do Mundo de 1970; Madson Formagini, melhor jogador em 2009 na posição de meia-atacante do Campeonato Paulista e Campeão Paulista e Copa do Brasil de 2010; Leonardo Lourenço Bastos “Léo”, maior vencedor de títulos no Santos depois da “Era-Pelé” e, atualmente, é o 10º jogador que mais atuou com a camisa santista.

No dia 9/11, quarta-feira, os alunos do 4.° ano irão apresentar seus respectivos Trabalhos de Iniciação Científica, que será restrito a professores e familiares. Já no dia 10/11, quinta-feira, será realizado o Congresso Científico da Fefesp. O evento irá ser aberto ao público.