Da esquerda para a direita: prof. Marquinhos, Rose Farias e Eduardo Leonel.

A Faculdade de Educação Física da Universidade Santa Cecília (Fefesp) demonstrou, mais uma vez, por que faz parte da elite acadêmica da área esportiva brasileira, com a participação de dois ex-alunos, Rose Farias e Eduardo Leonel, e um professor, Marco Antônio Ferreira Alves, nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que acontecem entre os dias 24 de agosto e 05 de setembro deste ano.

“Para mim, como coordenador e professor da Fefesp, ter dois profissionais da área da Educação Física atuando no nível mais alto possível em sua função, sendo treinadores da Seleção Brasileira e participando de uma Paralimpíada, é muito gratificante e mostra que foi feito um ótimo trabalho na faculdade, por parte dos nossos professores”, destacou o prof. Nicolau Teixeira Ramos, sobre os ex-alunos da Unisanta.

Rose Farias é a técnica da paratleta santista Beth Gomes, que conquistou medalha de ouro no lançamento de disco – classe F53. Aos 56 anos de idade, sendo a atleta mais velha da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos, Beth quebrou o recorde mundial duas vezes na prova, estabelecendo a nova melhor marca em 17,62m.

“A Rose Farias foi uma ótima aluna, ela era atleta de atletismo (mesma área em que atua com atletas paralímpicos). Foi uma atleta bem disciplinada que representou a cidade em vários torneios e campeonatos de atletismo”, comentou o coordenador da Fefesp.

Eduardo Leonel também participou dos Jogos Paralímpicos como técnico. Ele treina a maratonista multicampeã Vanessa Cristina, que foi a 8ª. colocada na final dos 5000 metros rasos feminino da categoria T54, em que as atletas competem em cadeira de rodas.

A prova, ocorrida no Estádio Olímpico de Tóquio, foi histórica, pois todas as dez atletas quebraram antigo recorde paralímpico da modalidade, que era de 11min47seg37, atingido por Tatyana McFadden no Rio, em 2016.

Vanessa Cristina terminou a prova com um tempo de 11min18seg02, quebrando seu recorde pessoal. O ouro ficou com a estadunidense Susannah Scaroni, que fez um tempo de 10min52seg57 e por pouco não quebrou o recorde mundial (10min51seg17), que é da suíça Manuela Schaer, que conquistou a medalha de prata em Tóquio. Tatyana McFadden ficou com o bronze.

Eduardo Leonel foi aluno da primeira turma da Fefesp e, desde seus tempos de faculdade, já tinha certo interesse pela área paradesportiva. “Foi um ótimo aluno, era um cara determinado que já sabia com o que queria trabalhar desde o meio da faculdade e conseguiu virar um dos primeiros nomes na área do paraesporte brasileiro. […] Ele, com certeza, inspirou a Rose Farias”, destacou prof. Nicolau, que também comentou que Leonel atuava como estagiário na Prefeitura de Santos quando esta só tinha um ou dois atletas no quadro de funcionários.

Importante destacar que Rose Farias e Eduardo Leonel são funcionários da Prefeitura de Santos e fazem parte da equipe de paratletismo Fast Wheels/MSC, que, além de ser uma das mais vitoriosas do país, desenvolve um trabalho de base com crianças, adolescentes e adultos de até 25 anos que vem revelando jovens talentos para as modalidades, a exemplo da própria Vanessa Cristina.

O terceiro representante da Unisanta em Tóquio é Marco Antônio Ferreira Alves, mais conhecido como prof. Marquinhos. Docente das faculdades de Fisioterapia e Educação Física da Unisanta, ele foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para atuar no atendimento fisioterapêutico dos atletas de atletismo.

Marquinhos é classificador funcional da International Wheelchair Basketball Federation (IWBF) e participou das Olimpíadas de Londres (2012) e Rio (2016), atendendo a equipe paralímpica brasileira. Em Educação Física, ele ministra a disciplina Biomecânica e foi professor tanto de Rose quanto de Leonel. “Com certeza ele inspirou os dois a trabalharem com deficientes físicos, porque ele dá aula sobre esse tema no terceiro e quarto ano do curso”, destacou o coordenador da Fefesp.

Nicolau ainda se lembrou de uma homenagem compartilhada, na última semana de agosto, no Instagram oficial da Unisanta (@unisanta_oficial). Trata-se de um vídeo publicado nos stories do perfil de Eduardo Leonel onde este aparece junto do seu ex-professor Marquinhos em Tóquio, fazendo vários elogios ao docente que o inspirou e à universidade que o formou.