A prova reunirá campeões olímpicos, mundiais, pan-americanos, sul-americanos e brasileiros, abrindo o circuito mundial de Águas Abertas

A equipe de atletas da Rússia é a primeira delegação internacional a desembarcar no Brasil para a 7ª Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta/Troféu Renata Agondi. Os nadadores chegam à cidade neste sábado (19) e iniciam seus treinamentos para a competição na piscina olímpica do Conjunto Aquático da Universidade Santa Cecília (Unisanta), na próxima segunda-feira (21). Os treinamentos em piscina serão realizados das 8h30 às 11h e das 16h às 18h30.

A prova acontece no dia 27 de janeiro (domingo), às 9h, na praia da Aparecida, em Santos/SP. O evento abrirá o mais importante circuito mundial de águas abertas, os 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina 2013, e integra as comemorações do aniversário de 467 anos da cidade de Santos. A etapa brasileira é patrocinada pela Unisanta, com chancela da Fina e da CBDA, e tem o jornal A Tribuna entre seus apoiadores.

Destaques – Entre os destaques da equipe russa está o campeão do circuito mundial, Daniil Sereorennikov, e o medalhista de bronze no campeonato mundial, Eugenii Drattcev. Além dos russos, a prova terá a participação de outros atletas da elite das maratonas aquáticas, como a húngara Eva Riztov, campeã olímpica em Londres/2012 e o alemão Thomas Lurz, detentor de duas medalhas olímpicas no currículo – prata em Londres/2012 e bronze em Pequim/2008 – e duas vezes vencedor do circuito da Copa do Mundo, em 2009 e 2011.

Entre os brasileiros, marcam presença a bicampeã mundial, Ana Marcela Cunha, vencedora do circuito em 2012 e 2010; Poliana Okimoto, primeira brasileira a vencer a competição, em 2009; e Allan do Carmo, terceiro colocado no circuito da Copa do Mundo do ano passado e em 2010, e vice-campeão de 2009.

Luis Rogério Arapiraca, Victor Simões e Victor Colonese são os representantes da Unisanta na competição. Os nadadores ficaram entre os cinco melhores colocados na 50ª Travessia Mar Grande – Salvador, realizada no último dia 13.

Mais de 100 nadadores participam da 7ª Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta/Troféu Renata Agondi. Estão confirmados na etapa santista os atletas dos seguintes países: Brasil, Alemanha, Portugal, Itália, Inglaterra, Rússia, França, Hungria, Canadá, Espanha, Estados Unidos, México, Japão, Rússia e Ucrânia.

As delegações do Canadá e da Hungria serão as próximas a chegarem a Santos, na terça-feira, dia 22/1.

Outras informações: www.unisanta.br/maratona