A 7ª Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta/Troféu Renata Agondi, a ser realizada no próximo dia 27/1 (domingo), é a única seletiva nacional para a prova de 10 Km do Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona. Durante a etapa, serão definidos os dois homens e as duas mulheres que representarão o Brasil no Mundial, em julho.

A prova começará às 9h, na praia da Aparecida, em Santos/SP. O evento abrirá o mais importante circuito mundial de águas abertas, os 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina 2013, e integra as comemorações do aniversário de 467 anos da cidade de Santos. A etapa brasileira é patrocinada pela Unisanta, com chancela da Fina e da CBDA, e tem o jornal A Tribuna entre seus apoiadores.

Unisanta – Entre os representantes brasileiros na maratona estão os atletas da Unisanta, Luis Rogério Arapiraca, Victor Simões e Victor Colonese. Os nadadores ficaram entre os cinco melhores colocados na 50ª Travessia Mar Grande – Salvador, realizada no último dia 13/1.

Victor Colonese, 21 anos, foi o 2º melhor brasileiro na Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta/Troféu Renata Agondi, em 2011. O atleta foi vice-campeão da maratona aquática de 10Km e ficou em 5º lugar, na prova de 5km do Campeonato Sul-Americano Absoluto de Esportes Náuticos, em Belém do Pará, em 2012. Conquistou ainda a 5ª colocação, na 50ª Travessia Mar Grande – Salvador.

Entre as etapas disputadas por Colonese no circuito nacional 2012, destacam-se o 2º lugar, na prova de 10Km realizada em Brasília, e a 3ª e 5ª colocação, nos 10km e 5km, respectivamente, na etapa da Bahia. Nas piscinas, o nadador dedica-se às provas de 1500m, 800m e 400m.

“Estou mais maduro e com melhor condicionamento físico. O que eu errei nos anos passados poderá ser consertado agora. Estou ansioso, pois a prova garante  vaga para o Mundial”, afirmou Colonese.

Aos 23 anos, Victor Simões participa da etapa brasileira da competição pela quinta vez. É o 3º colocado no ranking brasileiro de Maratonas Aquáticas. O atleta participou do pódio em quatro das sete etapas do Circuito Nacional de Maratonas Aquáticas, em 2012. Na 50ª Travessia Mar Grande – Salvador ficou em 4º lugar.

Técnico dos xarás da Unisanta, Márcio Latuf acredita no bom desempenho dos atletas na competição. “Os dois atletas treinaram muito bem, com pouco tempo de descanso no período de festas de fim de ano. Eles têm chances de buscar a vaga para o Mundial. O Victor Colonese participará também da próxima etapa do Circuito Mundial, na Argentina”.

Luis Rogério Arapiraca, 26 anos, é bicampeão da Travessia dos Fortes (2010 e 2012); conquistou o 3º lugar na 50ª Travessia Mar Grande 2013 – Salvador. É recordista Sul-Americano dos 1500m e 800m livre, em piscina. O atleta tem como técnico Carlos Arapiraca, seu pai.

Outros brasileiros – Ana Marcela Cunha, vencedora do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas em 2012 e 2010; Poliana Okimoto, primeira brasileira a vencer a competição, em 2009; e Allan do Carmo, terceiro colocado no circuito no ano passado e em 2010, e vice-campeão de 2009, também estão na briga pelas vagas para o Mundial.

Completam a delegação brasileira, os atletas: Rodrigo Correa, Diogo Andrade Villarinho, Betina Lorscheitter, Matheus Evangelista, Felipe Bianchi Gonçalves, Gabriela Ferreira, Samuel de Bona, Luan Vilha de Souza, Mariana Souza, Lucas Oliveira, Linecker Denerdi Scarpelli e Lucas Kanieski.

Outras informações: www.unisanta.br/maratona