Depois de vencer a prova dos 400 metros livre S13, Carlos Farrenberg (Bartha Engenharia), nadador paraolímpico da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) voltou à piscina para conquistar mais uma de ouro, a segunda desta quarta-feira (15) e a terceira em sua trajetória vitoriosa nos Jogos Para Pan-Americanos Rio 2007. Sem dar chances ao canadense Devin Gotell, Carlão fechou os 100 metros nado de peito S13, com a marca de 1m25s27, melhorando significativamente em relação à performance na fase de classificação, quando nadou para 1m28s13.

Após a segunda vitória do dia, Carlão destacou que a natação começou a fazer parte de sua vida na adolescência, mas que a partir de 2004, ela passou a assumir uma função de suma importância, “pois foi através dela que eu superei minhas limitações (toxoplasmose provoca a degeneração de sua visão) e consegui chegar onde me encontro, bastante feliz com a probabilidade de representar o Brasil também nas Para Olimpíadas de Pequim”.

Essa foi a quarta medalha de Carlos Farrenberg na competição, já que ele também havia sido prata nos 200 medley e ouro nos 100 livre.

Ele ainda nada as provas dos 100m borboleta, nesta quinta-feira (16) e 50m livre, nesta sexta-feira (50), das com chances de grandes resultados. Nos 50m livre ele é o maior favorito e atual recordista pan-americano.

Aos 27 anos, Carlão é formado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), da UNISANTA, a mesma do seu técnico Renato Bartholo, e do seu preparador físico e também integrante da equipe principal da UNISANTA, Ricardo Kojima.