Com um circuito apertado e a participação de 54 nadadores, Luis Rogério Arapiraca fez sua estreia no Mundial de Barcelona, na prova de 5Km de Maratonas Aquáticas, neste sábado 20. Representando o Brasil, Arapiraca terminou o percurso na 30ª posição. Apesar das ótimas condições oferecidas, o atleta afirmou ter sofrido com o pequeno espaço dividido entre tantos nadadores.

“Eu comecei bem, entre os 13 na primeira metade da prova, por dentro, próximo ao Mellouli (Oussama Mellouli, campeão olímpico e vencedor da prova). Na segunda parte, quando se faz a última volta de 180 graus, vai e volta, com duas boias e uns 20 metros separando, parecia que estava numa máquina de lavar, com todos embolados. Aí foi só me proteger para não acontecer o pior. Depois para tentar voltar é mais difícil e não deu”, disse Arapiraca.

“As condições foram ótimas, só o circuito é que é muito apertado, inclusive no final, quando quase caímos um em cima do outro na escada”, acrescentou o nadador.

A prova foi vencida por Oussama Mellouli, da Tunísia, em 53min30s4. O pódio foi completado pelo canadense Eric Hedlin (53min31s6), e pelo alemão Thomas Lurz (53min32s2). Samuel de Bona, o outro representante do Brasil na competição, obteve um bom desempenho e terminou o percurso na 6ª colocação.

Mais Unisanta – Nicholas Santos, também nadador da Unisanta, disputará a prova de 50 metros borboleta no Mundial de Barcelona. As eliminatórias da prova serão disputadas no dia 28/7, das 10h às 13h45, horário local (5h às 8h45 Brasília). As semifinais acontecem no dia 28/7, das 18h às 20h, horário local (das 13h às 15h Brasília) e as finais no dia 29/7, das 18h às 19h50, horário local (13h às 14h50 Brasília).

Recentemente, o atleta conquistou o ouro e quebrou o recorde dos 50m borboleta (23s27) do Troféu Sette Colli, em Roma. Na oportunidade, Nicholas bateu o tempo do campeonato que era do australiano Geoff Huegill desde 2008.

O Brasil participa do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos com recursos dos Correios – patrocinador oficial dos esportes aquáticos – ainda Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal, Ministério do Esporte, Hammerhead e Sadia.

Fonte: CBDA