Na manhã do último sábado (21/5), a Universidade Santa Cecília (Unisanta) sediou o Torneio Regional de Natação de Infantil a Sênior, na piscina longa (50 metros), onde reuniu um total de 15 clubes, sendo dois de Buenos Aires (Gimnasia Y Esqrima e River Plate), capital argentina. As equipes vieram na condição de convidados especiais da Unisanta, que mantém intercâmbio com a natação argentina. O objetivo do torneio foi aferir o tempo dos atletas, para que consigam índices nos próximos campeonatos.

Durante a competição, que contou com 34 provas, os atletas argentinos elogiaram a estrutura aquática da Universidade, bem como as instalações. Eric Gandolfo, técnico que comanda o clube Gimnasia Y Esqrima, comparou a Unisanta com grandes Universidades de Buenos Aires. “A Unisanta é uma bela Universidade, tem a estrutura aquática completa e moderna”, assinala o coach, que entende um pouco da língua portuguesa.

Além dos elogios para a Universidade, os nadadores argentinos falaram também do Brasil. Pela primeira vez no litoral paulista, Augustin Hernando, de 13 anos, achou a cidade muito bonita. “Eu já vim ao Brasil uma vez e fiquei em Florianópolis (capital catarinense), mas gostei de Santos também”, explica, timidamente, o atleta.

Este intercâmbio que a Unisanta mantém com a natação argentina iniciou em setembro de 2008, quando o Clube Atlético River Plate organizou o Intercâmbio Internacional de Natação “Promessas Olímpicas”, com supervisão da Federação de Natação de Buenos Aires (Fenaba) e Confederação Argentina de Desportos Aquáticos (Cadda), onde participaram 30 atletas da Universidade.

Para Kassio Gomes Aguiar da Silva, nadador há oito anos da Unisanta, este intercâmbio é importante não só para a natação. “Eu gostei de participar, em 2008, da competição em Buenos Aires. Além de ser importante para a natação, é importante também ter o contato com a cultura de outro País. Apesar de ter feito amigos argentinos, não acho que eles levam vantagem na natação, é de igual para igual”, brinca o nadador.