A nadadora dinamarquesa Mette Jacobsen, ex-recordista mundial dos 200m borboleta, chega nesta quinta-feira (1/9) para reforçar a equipe da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), inscrita para a disputa do 34º Troféu José Finkel de Natação / Taça Correios marcado para o período de 6 a 11 de setembro no Clube Internacional de Regatas, na Ponta da Praia, em Santos. A disputa serve para obtenção de índices para o Campeonato Mundial de Piscina Curta, em Shanghai, na República Popular da China, em 2006.

Além de Jacobsen, a UNISANTA terá a argentina Georgina Bardach, bastante conhecida do público brasileiro, e maior adversária da pernambucana Joanna Maranhão no estilo medley no continente. Georgina, medalha de bronze olímpica nos 400m medley em Atenas (Grécia), em 2004, é a atual recordista sul-americana dos 200m e 400m quatro estilos e ainda dos 200m borboleta, todas nas piscinas de 25 e de 50 metros.

Nos 200m borboleta, Georgina duelará com Mette Jacobsen e com a também nadadora da UNISANTA Monique Ferreira, recordista nacional da prova e que esteve recentemente no Mundial de piscina longa, em Montreal, no Canadá.

No total, a UNISANTA, do técnico Márcio Latuf, também integrante da seleção brasileira, terá 58 nadadores, entre os quais Eduardo Fischer, principal nadador brasileiro do estilo peito, Luiz Lima, campeão e recordista brasileiro e sul-americano dos 1500 metros nado livre, Tales Cerdeira, Amanda Armelau, Tamiris dos Santos Nascimento, Isabela Amblard, Lílian Cerroni, Nathalia Grava, Thiago César de Souza Pinto, Alexandre Andreoli, Rogério Karfunkelstein, Bárbara Jatobá e Fábio Patrocínio, entre outros.

Também estarão defendendo a UNISANTA no José Finkel, mais os seguintes nadadores: Amara Mesquita Velloso da Silva, Ana Carolina de Castro Muniz, Ana Carolina Moreira Juvenal, Analice Caldeira Federice, Bárbara Lopes Almeida, Carine Vieira de Souza, Clarissa Guariento Costa, Fabiana Freitas Cieslak, Fernanda Figueiredo Marques, Fernanda Reis Marinho, Flávia Marques Alves Souza, Isabelle França Longo, Juliana Tiemy Tanaka, Larissa Freitas Cieslak, Maressa Nogueira, Mariana Izabel B Penatti, Michelle Lenhardt, Monick Avelino Perez, Nathália Sá dos Santos, Patrícia da Cruz Santos.

Christiano Chagas dos Santos. Derik Paoli de Jesus, Diego Costa Fernandes, Diego Tilly Moura, Fernando Ernesto Pires dos Santos, Fernando Biazzoto,Hugo José Duppre, Igor Nishi, Israel Peresin Murat, Joel Moraes dos Santos Jr, Juan Martin Pereyra, Leandro Esteves, Marcus Vinicius Moura Carvalho, Rafael Ribeiro Gonçalves, Raphael Bydlowski, Renato Sakai Cid, Ricardo Yuzo Kojima, Thiago Hideke Peruque, Thiago Tognozzi, Vinicius Rocha Barbosa Waked, Victor Tinishi Alves e Viktor Waked Fonseca.

OUTROS CLUBES – Além da UNISANTA outras equipes de ponta também se reforçaram para o José Finkel. O Pinheiros, que luta pelo tricampeonato do Troféu, investiu no fundista venezuelano Ricardo Monastério, que domina os 1500m livre sul-americano, tanto na piscina curta como na olímpica, desde os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. A luta contra os cariocas Luiz Lima, da UNISANTA, recordista brasileiro da prova e Armando Negreiros, que este ano superou as marcas continentais dos 400m e 800m livre em piscina de 25 metros, promete muito.

De Minas Gerais virá a contratação alemã do Minas Tênis Clube. Trata-se de Marietta Uhle, medalha de ouro no revezamento 4x100m medley, nos Jogos da Amizade – Goodwill Games – de 1998, campeonato em que Fernando Scherer foi a estrela máxima, quebrando recordes sul-americanos dos 50m e 100m livre, ainda em vigor, e tornando-se o melhor nadador do mundo naquela temporada.
Já o Corinthians vem com Kristel Kobrich, a jovem chilena recordista sul-americana dos 800m e 1500m livre em piscina olímpica, e Cecília Biagioli, que lutará por medalhas no estilo livre contra as brasileiras Mariana Brochado, Monique Ferreira e Paula Baracho Ribeiro, entre outras. Cecília foi medalha de prata nos 400m, 800m e 1500m livre e de bronze nos 200m, mesmo estilo, no Sul-Americano Absoluto de Maldonado, no Uruguai, no ano passado. Já Kristel, que apareceu nesta mesma competição, terá em seu encalço a recordista brasileira dos 1500m livre, Nayara Ribeiro.

O Flamengo é o clube com mais conquistas no Troféu Finkel, 12 ao todo, sendo oito delas consecutivas. Logo a seguir aparecem Pinheiros, com sete, Minas Tênis, com cinco, e Botafogo, com quatro.