A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) está funcionando como receptora de pesquisas do Mestrado Europeu em Gerenciamento de Áreas Costeiras (Masters in World and Coast Management), ligado ao Programa Erasmus Mundus, com apoio da União Européia. O dr. Augusto César, pós-doutor em Estudo Ecotoxicologico Integrado em Sistemas Estuarinos e Portuários Atlânticos, realizado na Espanha, retornou ao Brasil e está ministrando aulas práticas na UNISANTA, como parte desse Mestrado Europeu. Ele está orientando o pesquisador Rodrigo Brasil Choueri, mestre em Biologia pela Universidade Federal de São Carlos.
Choueri teve módulos teóricos com especialistas, entre eles, Augusto César, na Universidade de Cádiz, Espanha, e chegou em Santos dia 15/08, onde permanecerá até 14/09, desenvolvendo estudos práticos ligados ao Programa Erasmus Mundus. Trata-se de uma rede internacional de universidades, empenhadas na pesquisa e ensino na área de Gerenciamento Costeiro.
Somente três universidades brasileiras estão integradas ao Programa: a UNISANTA, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e a Universidade de São Paulo.
Com esse objetivo, Choueri desenvolve pesquisas de sua dissertação de mestrado, no Laboratório de Ecotoxicologia da UNISANTA, que existe desde 1991 e foi o primeiro do País de instituições de ensino a ganhar a ISO 9.002, sinônimo de qualidade. (Esse Laboratório está se credenciando agora junto ao INMETRO, para obter a ISO/ 17.025).
Choueri participou, na semana passada, das pesquisas no estuário feitas por integrantes do EcoManage – Programa Internacional EcoManage: Sistema de Gerenciamento Ecológico de Zonas Costeiras, outro programa internacional de estudos, com apoio da União Européia, que também está sendo desenvolvido deste fevereiro na UNISANTA, com a participação da Itália, Holanda, Argentina, Chile e Portugal. O próximo encontro do EcoManage será de 26 a 30 de setembro, em Lisboa.
Rodrigo Brasil Choueri defenderá sua dissertação em março de 2006 na Universidade de Algarve, em Portugal, concluindo, assim, seu Master in Water and Coast Management, com pesquisa sobre o tema Testes de Toxicidade para propor Metodologia para Análise de Sedimentos por Gestão. Os estudos poderão ser revalidados na forma de créditos, para curso de doutorado em Cádiz, Espanha. Ele já conhecia a UNISANTA, onde veio há algum tempo como participante do Congresso Nacional de Biologia, que está em sua oitava edição.
Mas só na semana passada conheceu o estuário de barco, com pesquisadores da Santa Cecília e da USP engajados no EcoManage, que visa desenvolver um grande software para sugerir medidas que atenuem ou evitem danos ambientais aos portos e estuários.
Por meio do Programa Erasmus Mundus, a UNISANTA estabeleceu inicialmente convênio com as Universidades de Algarve, Portugal; Cádiz, Espanha; Plymouth, Inglaterra, e Bergen, Noruega. O convênio proporciona a integração ao curso de Mestrado Europeu (European Joint in Water and Coastal Management), aberto agora alunos e professores de todo o mundo, inclusive da China.

Interesse mundial – O Gerenciamento Costeiro é uma nova abordagem de interesse mundial, que começou a ter maior ênfase há cinco anos, explica Augusto Cesar. O Brasil está engajado nessas pesquisas, e o tema ganha maior destaque agora que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) exige autorização e acompanhamento de especialistas nos trabalhos de dragagem dos portos e estuários, por meio das instruções 357 (diretrizes para controle da água continental e de oceanos) e 344 (controle de atividades da dragagem).
No Brasil, a UNISANTA solidifica sua vocação como centro de estudos ambientais, costeiros e portuários, por meio de cursos, laboratórios e pesquisas, conforme tabela anexa. O Laboratório de Ecotoxicologia faz estudos há uma década para indústrias, órgãos públicos e pareceres judiciários. Especialmente os cursos de Engenharia e Ciências Biológicas – Biologia Marinha estão empenhados nas pesquisas nacionais e internacionais sobre o assunto.
O Curso de Direito da UNISANTA também tem proporcionado estudos e debates na área, por meio de cursos de Pós-Graduação, de extensão e de congressos de Direito Ambiental, como o que será realizado de 1º a 3 de setembro, aberto a profissionais e alunos da comunidade.

Assecom – UNISANTA – 29/08/2005.
assecom@unisanta.br – www.unisanta.br
Tel: 3202-7113