Fonte: E5 Comunicação

Nadador da Unisanta integra Seleção Permanente de Para-Natação e deve competir nos 50m e 100m livre nos Jogos Paralímpicos 2012

Os dias 1º e 2 de setembro deste ano devem ser os mais importantes para o nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Carlos Farrenberg (Loterias CAIXA e Fupes). As datas marcam as disputas das provas dos 50m e 100m livre da categoria S13 (baixa visão), respectivamente, nos Jogos Paralímpicos de Londres, na Inglaterra.  O único representante da Baixada Santista na Seleção Permanente Brasileira de Para-Natação já realizou os exames médicos após a confirmação da convocação e segue a preparação nas piscinas neste carnaval.

Recordista nos 50m e 100m livre do último Parapan, em Guadalajara no México, ano passado, Farrenberg tem como único objetivo em 2012 o pódio paralímpico. Para tal, Carlão tem se dedicado exclusivamente aos treinos, ainda em fase inicial, o que representa quase 8 mil metros rodados por dia nas piscinas.

Aos 32 anos, o para-atleta também integra o Time São Paulo Paralímpico, formado por 25 atletas de destaque no Estado com potecial de medalhas em Londres. “Tenho muitas metas traçadas junto ao meu treinador (Renato Bartholo) para que o resultado seja obtido. Vou seguir à risca cada uma delas”, conta com determinação.

Já de acordo com o treinador, que o acompanha desde o início da carreira competitiva na natação, Renato Bartholo, neste ano cada dia é importante e por conta disso o carnaval não vai ser de descanso. “O Carlão está se preparando com seriedade desde os últimos Jogos Paralímpicos em Pequim (2008), mas os meses cruciais serão os últimos”, avalia ele sobre a proximidade dos Jogos de Londres, com início em agosto.

Seleção Permanente de Para-Natação

Na primeira semana de fevereiro, os 18 atletas convocados para a Seleção Permanente de Para-Natação pelo Comite Paralímpico Brasileiro (CPB), no fim do mês passado, realizaram exames no SERC São Caetano, no ABC Paulista. Entre os testes foram avaliados o ergométrico, a capacidade aeróbica, a composição corporal, assim como outros exames de rotina. Carlos Farrenberg é o único atleta da Baixada Santista que integra a Seleção.

Jogos Paralímpicos de Londres

Entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro deste ano, 20 modalidades esportivas serão disputadas em Londres, na Inglaterra, nos 14º Jogos Paralímpicos. De acordo CPB, o Brasil contará com representantes em todos as modalidades e tem como expectativa conquistar o sétimo lugar na classificação geral.

Em Pequim, onde foram realizados as últimas Paralímpiadas, o País terminou com o nono lugar na classificação geral. Ainda segundo o CPB, a capital inglesa deve receber cinco mil atletas, de 150 países.  Já Carlos Farrenberg almeja o ouro nos 50m livre, prova a qual conquistou a quarta colocação em Pequim, e também estar no pódio nos 100m livre, onde ficou com a quinta colocação também na China.

O nadador da Unisanta Carlos Farrenberg tem o patrocínio da Loterias Caixa e da Fundação Pró-Esporte de Santos – Fupes -, e conta ainda com o apoio da Vitshop Health & Shakes. Além disso, integra o Time São Paulo Paraolímpico e a Seleção Brasileira Permanente de Para-Natação.