Ouro nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e primeira brasileira a conquistar uma medalha em Campeonatos Mundiais de Judô, a aluna de jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Danielle Zangrando, integra a seleção brasileira que disputará o Campeonato Mundial Sênior, de 13 a 16 de setembro, no Rio de Janeiro.

Danielle foi medalha de bronze no Mundial de Tóquio, no Japão, em 1995. Até então, nenhuma brasileira havia conseguido tal honra. “Creio que esse foi um dos maiores, senão o maior momento da minha carreira”, destaca Danielle, que espera conseguir um grande resultado.A aluna da UNISANTA competirá na categoria leve (até 57 quilos)

O Mundial terá um nível técnico bastante mais alto. Este ano, os cinco primeiros colocados (países) em cada categoria estarão classificados para as Olimpíadas de Pequim. Em toda sua história, o judô brasileiro conquistou 15 medalhas em Campeonatos Mundiais de Judô. O Campeonato Mundial de Judô será disputado na Arena Olímpica do Rio de Janeiro, no Autódromo. A expectativa é que participem cerca de 100 países reunindo em torno de 1500 atletas e dirigentes.

Depois de uma bela apresentação nos Jogos Pan-Americanos, com medalha em todas as sete categorias, a técnica da seleção brasileira feminina, Rosicléia Campos, fala da expectativa para o Mundial. “Ainda estamos no começo de um trabalho que de longo prazo e o foco principal era o Pan. Nossa meta agora é ir bem no Mundial e credenciar o maior número possível de atletas para a Olimpíada de Pequim. O objetivo é levar a equipe completa aos jogos, algo que não acontece desde Barcelona, em 1992”, diz Rosicéia.