Ex-alunas da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Rosa Paiva, Lídia Ileck e Ivete Freitas, formadas em Gerontologia pela Universidade desenvolvem junto à Secretaria de Cidadania e Ação Social (Secias) cursos para prevenir o esquecimento decorrente do envelhecimento, melhorando a qualidade de vida do idoso.

Segundo a diretora do Departamento de Atenção ao Idoso, Rosa Paiva, que trabalha nesse segmento há 26 anos, a idéia desses cursos surgiu pela observação de que a principal causa de internação é a falta de memória, que dificulta a convivência com os familiares e requer tratamento especializado.

Cursos como Memória, Ações Gerontológicas para um Envelhecimento Saudável, Turismo, Musicoterapia, Cinedebate e Resgate da Memória Alimentar são opções para os 1.121 idosos inscritos nos centros de convivência de São Vicente (Cecons). Rosa ainda explica que os principais fatores para preservar a memória são a atenção, interesse, personalidade, satisfação, motivação, vigilância, curiosidade, concentração, emoções (tanto positivas como negativas despertam a atenção), e aspectos ambientais (sem perturbações auditivas e/ou visuais).

As aulas, que já começaram no último dia 1º e vão até outubro deste ano, são ministradas pelas ex-alunas, de segunda à sexta-feira, no período da manhã e à tarde, nos Cecons Renascer, Vem Viver, Primavera, Vida Feliz, Alegria de viver e Clube da Melhor Idade.