Uma atividade física completa que desenvolve força, equilíbrio, agilidade, flexibilidade, coordenação motora, resistência e mobilidade. Essas são as características da Capoeira, que nasceu como luta na necessidade do povo africano que era escravizado no período do Brasil Colônia, após a abolição da escravatura. Hoje é uma ferramenta de cidadania que inclui diversos segmentos da sociedade. De acordo com a World Capoeira Federation, mais de 120 países têm a prática da Capoeira.

Na Unisanta, o curso de “Extensão Comunitária Capoeira para Todos Unisanta” existente há mais de 27 anos e visa integrar a sociedade à prática de um esporte.

“A nossa proposta com a capoeira é unir todo saber popular que a capoeira possui, ensinamentos da musicalidade, da contextualização histórica, como se joga”, explica Márcio Santos, idealizador do projeto.

Comandadas pelo mestre Márcio, ao lado de seus dois estagiários (Ananda e Diego), as aulas são ministradas todas as sextas, a partir das 18 horas. As atividades acontecem no Ginásio Laerte Gonçalves. É pedido que os interessados entrem pela Rua Cesário Mota, n.º 8. Não há um limite de idade, mas existe uma separação de turmas, conforme a necessidade, durante as aulas.

“A capoeira precisou se transformar pra ela poder sobreviver, porque, após a abolição dos escravos, em 1888, em 1889 viria a Proclamação da República e, em 1890, o Código Penal, e aí a capoeira foi marginalizada”, lembra o professor.
A extensão também atende a várias instituições não governamentais e escolares particulares.

Inscrições – Caso você esteja interessado em participar das aulas, basta você ir ao Ginásio Laerte Gonçalves em horário de aula e levar uma cópia do seu RG ou CPF, uma foto 3×4, atestado médico e comprovante de residência. Lá, você irá preencher uma ficha. As inscrições já estão abertas, porém são limitadas. As aulas foram iniciadas no fim de março.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (13) 98114-1179 ou pelo e-mail: capoeiraescola@hotmail.com.