A prática regular de exercícios físicos é uma estratégia preventiva primária, atrativa e eficaz, para manter e melhorar o estado de saúde física e psíquica em qualquer idade, com efeitos benéficos diretos e indiretos para prevenir e retardar as perdas funcionais do envelhecimento, reduzindo o risco de enfermidades e transtornos frequentes na terceira idade.  Entre os trabalhos inscritos pela Faculdade de Educação Física Esportes da Universidade Santa Cecília (Fefesp-Unisanta) na 11ª edição Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), estão três pesquisas que relatam a importância e os benefícios do exercício físico me indivíduos de meia idade e idosos.

O projeto Os benefícios da prática do exercício físico na porcentagem de gordura dos indivíduos acima de 50 anos de idade tem como objetivo analisar os efeitos da prática de exercícios físicos sobre a porcentagem de gordura em indivíduos acima de 50 anos de idade. Estão participando da pesquisa 25 indivíduos voluntários de ambos os sexos.

Seguindo a mesma linha, a pesquisa A importância da prática do exercício sobre a composição corporal e flexibilidade em indivíduos de meia idade analisa os efeitos da prática de exercícios físicos sobre a composição corporal e a flexibilidade de indivíduos acima de 50 anos de idade. Participam desta pesquisa 30 indivíduos voluntários de ambos os sexos, divididos em dois grupos, 14 indivíduos treinados e 16 indivíduos não treinados.

Diferente das anteriores, a pesquisa Benefícios da hidroginástica na saúde mental dos idosos tratou da saúde mental. Neste trabalho foram verificados os níveis de depressão em idosos participantes de um programa de aulas de hidroginástica levando em consideração o tempo de prática.

Conic – Com 1.800 trabalhos inscritos por 2.641 alunos pesquisadores de todas as regiões do Brasil, dos quais 1.489 foram aprovados, o 11º Conic estabeleceu mais um recorde de participações. Entre alunos que irão apresentar os trabalhos, jurados e professores,  são esperadas mais de três  mil pessoas.

Os trabalhos foram orientados por 1.107 professores de 216 instituições de ensino superior – públicas e privadas, abordando temas relacionados às Ciências Biológicas e à Saúde (478 ou 32% do total); às Ciências Exatas e da Terra (80 ou 5%); às Ciências Humanas e Sociais (382 ou 26%), às Ciências Sociais Aplicadas (208 ou 14%) e Engenharias e Tecnologias (341 ou 23%).

Apesar da predominância de estudantes do Estado de São Paulo (646 trabalhos de alunos da Capital e Grande São Paulo; 532 do Interior e 270 do Litoral), o 11º Conic recebeu inscrições de todas as regiões do país.