A Síndrome de Down é um dos distúrbios genético mais comum. É estimado que, a cada 1000 nascimentos, nasça uma criança com a doença. A síndrome foi tema de dois trabalhos da Faculdade de Educação Física Esportes da Universidade Santa Cecília (Fefesp-Unisanta) inscritos no Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic).

Atualmente é cada vez mais comum encontrarmos alunos com deficiência nas escolas de ensino comum. Esse número tem crescido constantemente devido à obrigatoriedade de inclusão social de alunos com deficiência e alunos sem deficiência no mesmo ambiente escolar. Este é o tema abordado no trabalho A inclusão do aluno com Síndrome de Down na escola: um estudo de caso com foco no trabalho do professor de Educação Física.

O objetivo do projeto foi analisar o relacionamento do aluno com Síndrome de Down (SD) no âmbito escolar e a influência do trabalho dos professores no desenvolvimento global deste aluno.  Dois professores de um aluno com SD, sendo um professor de educação física e uma professora polivalente, responderam a um questionário com perguntas abertas relacionadas às suas aulas e ao aluno.

A pesquisa concluiu que houve melhora do desenvolvimento do aluno, quando comparado ao trabalho inicial do professor até os dias atuais, e que a Educação Física não deve ser trabalhada isoladamente, mas sim com envolvimento de tarefas multidisciplinares.

O outro trabalho teve como objetivo avaliar os benefícios ganhos para pessoas com Síndrome de Down com a prática da natação. A pesquisa Os benefícios da natação para pessoas com Síndrome de Down, avaliou, através de um questionário aplicado a 20 alunos praticantes e natação, os benefícios do esporte aos portadores da doença. O estudo constatou que a natação tem um papel importante para esses alunos e traz benefícios sociais, psicológicos, físicos e afetivos.

Conic – Com 1.800 trabalhos inscritos por 2.641 alunos pesquisadores de todas as regiões do Brasil, dos quais 1.489 foram aprovados, o 11º Conic estabeleceu mais um recorde de participações. Entre alunos que irão apresentar os trabalhos, jurados e professores,  são esperadas mais de três  mil pessoas.

Os trabalhos foram orientados por 1.107 professores de 216 Instituições de Ensino Superior – públicas e privadas, abordando temas relacionados às Ciências Biológicas e Saúde (478 ou 32% do total); às Ciências Exatas e da Terra (80 ou 5%); às Ciências Humanas e Sociais (382 ou 26%), às Ciências Sociais Aplicadas (208 ou 14%) e Engenharias e Tecnologias (341 ou 23%).

Apesar da predominância de estudantes do Estado de São Paulo (646 trabalhos de alunos da Capital e Grande São Paulo; 532 do Interior e 270 do Litoral), o 11º Conic recebeu inscrições de todas as regiões do país.