Luiz Lima, nadador da UNISANTA, campeão brasileiro de Maratonas Aquáticas por antecipação, encerrou sua participação no circuito nacional, com o sexto lugar nos 5 km de Rio das Ostras (RJ), na manhã desta sexta-feira. Décima terceira e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro, a prova disputada na região dos lagos fluminense foi vencida pelo vice-campeão brasileiro, o baiano Allan do Carmo.

Antes da disputa, Luiz Lima já afirmava que se sentia muito cansaço pelo excesso de provas que disputou, incluindo as de piscina. Por isso, ele desistiu de participar da última etapa do Nacional, domingo, novamente em Rio das Ostras.

“A prova de 10 quilômetros é como uma maratona terrestre. Não dá pra entrar em todas, temos que escolher algumas. Este ano eu competi em muitas provas de 10 mil metros e nas últimas comecei a ficar lento”, afirmou o nadador da UNISANTA.

Como campeão brasileiro de 2006, ele já está classificado para a prova de 5 km do Mundial de Esportes Aquáticos de Melbourne, em março de 2007. “E como eu já havia decidido que só competiria em uma prova do Mundial, já que em Melbourne, a água é muito fria, não vou entrar nos 10 km de Rio das Ostras. Quero estar bem preparado para a Maratona Pré-Pan-Americana de maio, e para os Jogos Rio-2007, se me classificar, e com isso, terei que priorizar onde e quando competir”, ressaltou, lembrando que agora vai descansar, poupando-se para a Travessia dos Fortes no fim do mês. Luiz Lima, que fará 29 anos em 10 de dezembro, venceu nove das 11 etapas que disputou no Brasileiro.

BAIANOS VENCEM – Um trio elétrico de jovens baianos, todos da Aceb/BA, venceu os 5 km da Cidade de Rio das Ostras, penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas. Allan do Carmo, Mario Pereira e Victor Simões, nesta ordem, surpreenderam os experientes Luiz Lima, Fábio Lima, Carlos Pavão e o campeão de 2005, Guilherme Bier.

No feminino, mais uma vitória baiana: Ana Marcela Cunha, campeã brasileira de 2006, com apenas 14 anos, seguida de perto pela campeã brasileira de 2005, a capixaba Maria da Penha Cruz, a Pepenha. Marina Berti ficou na terceira colocação .