O trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar da Universidade Santa Cecília (Unisanta) junto aos nadadores da Instituição contará, a partir de agora, com o suporte do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com vistas aos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Membros do COB e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) estiveram reunidos na Unisanta, na manhã da última quarta-feira (12), para conhecer de perto o projeto de formação de atletas de alto rendimento, implantado pela Universidade por meio da atuação de uma equipe multidisciplinar composta por médico, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, preparador físico, bioquímico, biomecânico e o técnico Márcio Latuf. A coordenadora de natação da Unisanta, Rosa do Carmo José, e os pais do atleta Matheus Santana também participaram do encontro.

O coordenador médico do COB, Roberto Nahon, enfatizou que foi essencial para o COB conhecer todo o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar da Unisanta, principalmente em relação ao campeão mundial júnior, Matheus Santana, um dos grandes nomes da equipe santista com grandes chances de estar nas Olimpíadas 2016. Santana foi o primeiro medalhista da natação brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados neste ano na China. Na oportunidade, ele registrou o novo recorde mundial júnior nos 100 metros livre.

“Fizemos questão de conhecer a atividade que vem sendo feita muito bem pelos profissionais de diversas áreas em busca da melhoria da qualidade de vida e da performance do atleta Matheus Santana. Atendendo à CBDA, viemos nos colocar à disposição para dar suporte à preparação do nadador pensando nas próximas Olimpíadas”.

Segundo o professor Luis Cameron, doutor em Química Biológica, o COB pode dar grande contribuição científica às entidades, instituições e clube esportivos mediante avaliações de diversas naturezas, oferecendo subsídios para tomada de decisão.

Essa não é a primeira vez que o COB acompanha atletas da Unisanta, mas os responsáveis pelo Departamento de Natação da Universidade

acreditam que a vinda de integrantes do comitê a Santos demonstra o interesse em realizar um trabalho conjunto de maior envergadura.

“Estamos muito satisfeitos. Iniciamos a avaliação com o Matheus Santana, mas esse projeto vai deixar um legado, um aprendizado para outros nadadores da equipe, outros talentos. Vamos aproveitar ao máximo esse suporte que está sendo dado pelo COB, potencializando o eficiente trabalho já feito por nossa equipe multidisciplinar”, comentou Rosa do Carmo, coordenadora do Departamento de Natação da Unisanta.

A mãe de Matheus, Maria das Graças Paulo, ficou surpresa com a amplitude do programa de acompanhamento do COB e da equipe da Unisanta. “Não tinha conhecimento de todo o projeto, que é excelente não apenas para melhorar a performance do atleta Matheus, mas também para ajudá-lo em sua saúde. Queremos estar envolvidos nesse processo, uma vez que a alimentação dele é fundamental, principalmente pelo fator da diabetes”, comentou.

Estrutura diferenciada – O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016 selecionou 172 instalações desportivas aptas a receber atletas e comissões para treinamento no período pré-jogos. A Unisanta foi uma das três escolhidas em Santos, além do Sesc e da Arena Santos.

Apenas três universidades do Estado de São Paulo e 12 do País têm estrutura qualificada para receber as delegações estrangeiras, entre elas a Unisanta, única da Baixada Santista.

Desde sua fundação, o Complexo Educacional Santa Cecília segue mantendo seu apoio incondicional ao esporte, da mesma maneira como o adota como instrumento vital no processo educacional, formando gerações de campeões para a vida e para o esporte.

A Unisanta é a maior potência universitária da natação brasileira.