Felipe Ribeiro (foto) e Matheus Requena são os destaques do Brasileiro Escolar de Natação, com quatro medalhas de ouro cada um.

Os 12 alunos e atletas do Colégio Santa Cecília que voltam de Salvador, na Bahia, nesta quinta-feira, 13/11, estão com as malas recheadas com 21 medalhas e os troféus de campeões no geral masculino e o terceiro lugar no geral feminino. Esse resultado promete levar a equipe ceciliana para o Mundial Escolar, em abril de 2015, na Polônia, representando o Brasil.

Os nadadores do Santa brilharam nas piscinas do Escolar de Natação e conquistaram nove medalhas de ouro nas provas de 50m e 100m livre masc, com Felipe Ribeiro; de 50 e 100m costas masc, com Matheus Requena; de 100m peito masc, João Vitor Rosa; de 100m borboleta masc, com Wagner Roberto; de 50m peito fem, com Cássia Brito; e nos revezamentos masculino 4X50m livre, com Leonardo Monteiro, Matheus Requena, Matheus Wander e Felipe Ribeiro e nos 4X50m medley, com Matheus Requena, João Vitor Rosa, Matheus Wander e Felipe Ribeiro.

Também trouxeram sete pratas no 50m e 100m livre masc, com Matheus Wander; 100m borboleta, com Leonardo Monteiro; 50m e 100m borboletas fem, com Beatriz Bullo e nos revezamentos femininos 4X50m livre e medley, com Cássia Brito, Beatriz Bullo, Izabela Queiroz e Laura Ayres. E ainda mais cinco bronzes nos 50me 100m livre fem, com Laura Ayres; nos 50m borboleta masc, com Wagner Roberto; nos 200m medley masc, com Leonardo Monteiro e nos 50m peito masc, com João Vitor Rosa.

Os atletas da equipe do técnico Murilo de Oliveira da Silva ainda se destacaram, individualmente, entre os melhores do campeonato. Felipe Ribeiro e Matheus Requena ficaram empatados em 1º lugar no quesito atleta eficiente, Wagner Roberto e João Vitor Rosa também empatados, ficaram em terceiro lugar no mesmo quesito, seguidos de Matheus Wander e Leonardo Monteiro, com o 4º e 5º lugar consecutivamente. No feminino, as atletas Beatriz Bullo e Laura Ayres ficaram entre as cinco melhores atletas eficientes.

O melhor índice técnico ficou também para o Felipe Ribeiro e o2º lugar para Matheus Wander e no feminino, Cássia Brito ficou entre as cinco melhores.

Destaques da equipe do Santa – No Prêmio Brasil Olímpico em 2012 (12-14 anos), Felipe foi o melhor brasileiro no Multinations Youth, realizado no Chipre, em abril de 2014. Foi Campeão sul-americano juvenil nos 100m borboleta, 50m e 200m livre e três vezes medalhista de ouro na Polônia, em 2013, pela seleção brasileira. Com Matheus Santana, Felipe Ribeiro foi ouro no XXIV Campeonato Sul-Americano Juvenil, realizado no Chile, em março de 2013.