A I Clínica Pan-Americana CBDA/COB/CORREIOS de Natação chega ao fim neste domingo (16/10), em Brasília. Pela primeira vez a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos reuniu 38 atletas de ponta para um treinamento intensivo visando os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e Jogos Olímpicos de Pequim 2008, entre os quais quatro da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) conta ainda com três integrantes de sua Comissão Técnica.
Além de Monique Ferreira, Monick Avelino Perez, Eduardo Fischer e Joel Moraes Santos Júnior, a UNISANTA tem em Brasília o coordenador técnico de sua equipe e integrante da Comissão Técnica Permanente da Seleção Brasileira da modalidade, Márcio Latuf, o psicólogo João Carlos de Barros e o médico Marcus Berhnoeft, ambos também da Comissão Técnica Permanente da Seleção Brasileira de Natação.
A Clínica Pan-Americana de Natação pretendeu fazer uma radiografia completa do grupo com testes e análises que ao todo vão extrair 92 dados de cada atleta. O trabalho é inédito no País e será repetido no mínimo outras quatro vezes até a estréia no Pan-Americano do Rio de Janeiro. Em Brasília, também foram passadas as estratégias para as competições, os critérios de convocação, as regras e os cuidados com o antidoping e as etapas a serem cumpridas. Com este objetivo, uma equipe de 17 profissionais acompanhará os atletas.
“A intenção é que ao final deste primeiro encontro, o nadador tenha todas as informações e a motivação necessária para trabalhar por uma grande performance neste ciclo olímpico. Os técnicos também terão dados suficientes para aprimorar cada detalhe. Vamos falar sobre a história do Pan-Americano, de sua importância no contexto atual, enfim, será algo muito completo”, disse o supervisor técnico da CBDA e coordenador da Clínica, Professor Ricardo de Moura.
A programação do evento incluiu teoria e prática. Na parte teórica, foram detalhados, entre outras coisas, o programa da competição, o caminho da convocação (critérios), o programa de trabalho e a monitoração. Na prática, os nadadores foram avaliados técnica, física e funcional, trabalho físico com musculação, treinamento, testes psicológicos, de bioimpedância, função pulmonar e medidas antropométricas, entre outros.

MAIS DUAS – Segundo o supervisor técnico da CBDA, Ricardo de Moura, em 2006 serão realizadas mais duas Clínicas em formatos semelhantes. “Nossa intenção é realizar cinco Clínicas no total, até a estréia nos Jogos Pan-Americanos, em 2007. As próximas devem acontecer em fevereiro e setembro de 2006, ainda sem local definido. Surgiram muitas idéias para torná-la ainda melhor. Em Brasília foi um trabalho extremamente proveitoso e tivemos 100% das ações executadas. Tudo só foi possível graças ao espírito de colaboração da equipe e também pelos profissionais locais que se ofereceram para auxiliar voluntariamente”, informou Ricardo.
A Clínica Pan-Americana teve 59 horas de trabalho onde 24 foram de treinamento na água, 16 em avaliações, cinco de musculação e 14 horas na parte teórica. Os técnicos calculam que os ganhos foram grandes para toda a modalidade.

JOEL EM DURBAN – O velocista Joel Moraes dos Santos Júnior integrará a seleção brasileira de natação na etapa de Durban, África do Sul, da Copa do Mundo de Natação 2005/2006. Esta etapa, a ser desenvolvida de 11 a 13 de novembro, abrirá a série de disputas da Copa do Mundo. No total, serão disputadas oito etapas, com a última delas ocorrendo de 10 a 12 de fevereiro de 2006, em Belo Horizonte (MG). Joel também estará nesta etapa brasileira.