Grandes nomes da natação brasileira e internacional têm presença confirmada na segunda etapa qualificatória do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi, maior competição em águas abertas realizada no Brasil, marcada para o próximo dia 30 (domingo), a partir das 9h30. O Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença. Arbitragem e supervisão técnica: Federação Aquática Paulista.
Entre os cerca de 100 inscritos para esta segunda etapa, destacam-se os vencedores da primeira etapa. Luiz Lima e Monique Ferreira, ambos da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), o atual campeão paulista de Maratonas Aquáticas, Glauco Rangel, do Clube Atlético Paulistano; a vice-lider dso ranjinbg do Campeonato Brasileiro de Água Abertas, a russa Natalya Yakovleva, do Minas Tênis, o líder do ranking brasileiro de Maratonas Aquáticas e representante nacional do último Mundial, o gaúcho Guilherme Bier, do Grêmio Nático União de Porto Alegre.
Esta etapa com dotação de R$ 5 mil, quantia ser distribuída entre os cinco melhores colocados das categorias masculina e feminina. A prova será disputada na distância de sete quilômetros, entre São Vicente (Ilha Porchat Clube) e Ponta da Praia (defronte ao Aquário Municipal de Santos).
Nesta segunda etapa, será oferecida uma dotação de R$ 5 mil, quantia a ser rateada da seguinte maneira: os campeões feminino e masculino receberão R$ 1 mil cada: vice-campeões, R$ 600,00, cada; terceiros colocados, R$ 400,00, cada; quartos colocados, R$ 300,00, cada, e quintos colocados, R$ 200,00, cada.
Da terceira etapa, a ser realizada no dia 4 de dezembro, na distância de 15 a 20 quilômetros, ainda na Baía de Santos, tomarão parte apenas os 32 melhores desta segunda etapa. Da quarta e última, apenas de oito atletas, no máximo, extraídos da terceira etapa, terão o privilégio de competir na distância de 30 a 42 quilômetros, compreendidos entre a Laje de Santos e a Baía de Santos. Isso no dia 26 de janeiro de 2006, aniversário da Cidade de Santos.
Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Engeplus, Bandeirante Emergências Médica (BEM). Energil Bebidas Energéticas, Ilha Porchat Clube, Power e Estrada Transportes. O Hotel Avenida é o hotel credenciado pela Comissão Organizadora para hospedar os atletas vindos de outras cidades e estados.