O cineasta Sérgio Bianchi será o homenageado do 8º Encontro de Cinema e Vídeo organizado pelo Cineclube Lanterna Mágica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de 17 a 21 de outubro, e que tem como tema Cinema Multimídia. O evento integra as comemorações da 8ª Semana Ceciliana de Artes e Comunicação. Em outras edições foram homenageados os cineastas Beto Brant, Glauber Rocha, Humberto Mauro, Ugo Giorgetti e Rogério Sganzerla.

A abertura será dia 17, segunda-feira, às 19 horas, na Sala Maurice Legeard de Cinema, onde será apresentada a esquete teatral multimídia “Duas Lápides”, com direção de Ivan da Conceição e texto de Márcia Okida, professora da UNISANTA. Em seguida, será exibido o filme mais recente de Bianchi, “Quanto Vale ou é Por Quilo?”.

O cineasta participa de bate-papo no dia 18, às 19 horas, no mesmo local da abertura. Ele falará sobre os seus filmes e cinema brasileiro, entre outros assuntos. Os filmes serão exibidos diariamente, às 16 horas. São eles: Mato Eles?, Romance, A Causa Secreta, Cronicamente Inviável e Quanto Vale ou é Por Quilo?

Tenda Cultural – Nesta edição, a novidade fica por conta da exibição permanente de curtas universitários na Tenda Cultural – Cine Pagu, um novo espaço de expressão artísticas dos alunos da UNISANTA. As exibições acontecerão sempre às 20h, no pátio do Bloco E, durante todo o Encontro. Dia 20, às 19 horas, será realizada a mesa-redonda Cinema e Multimídia, com especialistas no assunto.

Oficina Estética da Montagem – Será realizada dias 20 e 21 de outubro, às 12 horas, a cargo do coordenador do Cineclube Lanterna Mágica, Eduardo e Ricci e do cineasta Cláudio Gonçalves. A atividade pretende despertar o interesse pela (des)construção de significados a partir da edição de imagens. Os interessados devem chegar 15 minutos antes do início e fazer a inscrição gratuitamente.
No encerramento serão exibidos mais curtas-metragens e entregue o Prêmio Lanterna Mágica de Cinema à Rosana e Marcelo Datoguea, proprietários da Vídeo Paradiso. Encerrando o evento, o grupo musical DNArte se apresenta com repertório diversificado de MPB.

O objetivo do Encontro é promover o cinema como cultura, reunir universitários e interessados em fazer curtas-metragens na Baixada Santista e incentivar o ensino da estética e da linguagem do audiovisual. A sala Maurice Legeard de Cinema fica no bloco E, 5º andar da UNISANTA, rua Cesário Mota, 8. Entrada franca.

8ª Semana de Artes e Comunicação – O evento, promovido pela Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC/UNISANTA) reunirá nomes de destaque nas áreas de Artes, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Moda, de 17 a 21 de outubro. A programação completa pode ser conferida no site http://sites.unisanta.br/faac/semanaceciliana