Yasunari Hirai – arquivo pessoal

Os representantes da delegação japonesa nos Jogos Rio 2016, que  treinam  Universidade Santa Cecília (Unisanta),   serão homenageados pela alta direção da Universidade e darão entrevista coletiva à imprensa, às 10h30 desta sexta-feira, no Consistório, Rua Oswaldo Cruz, 277.

Os maratonistas  que iniciaram seu treinamento na piscina olímpica  no dia 3/8 são:  Yasunari Hirai (26 anos), 15º colocado na prova dos 10 km nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012,  e 11º  na prova dos 10 km no Mundial de Kazan, em 2015,  e Yumi Kida (31 anos), 12ª colocada na prova dos 10 km em Londres. Ela está em 14ª lugar na Copa do Mundo Fina de Maratona Aquática (10 km) em 2016.

O Cônsul Geral do Japão, Takahiro Nakamae, prestigiará a homenagem.

Italianos –   Cerca de 30 nadadores da delegação italiana começaram o treinamento no dia 23 de julho e a maioria já embarcou para o Rio  na quarta (3). Gregório Paltrinieri, ouro nos 1500 metros livre e Campeão Europeu em Londres (2016),  prossegue seu treino na Universidade até dia 6/8. Sua meta é conquistar a medalha de ouro e o recorde mundial na modalidade, na Rio 16.

O atual líder da Copa do Mundo da Fina de Maratonas Aquáticas (10 km) em 2016, o italiano Simone Ruffini (26 anos) também iniciou, na última segunda (1), treinamento pré-jogos olímpicos na Unisanta. O atleta da Itália ganhou medalha de ouro na prova dos 25 km e o 7º. lugar nos 10 km no Mundial de Kazan, em 2015. Além de Ruffini, também faz aclimatação da Universidade, Federico Vanelli (25 anos), que ocupa a 4ª. colocação na Copa do Mundo Fina de Maratonas e conquistou a 10ª. posição nos 10 km de Kazan (2015).

No feminino, o time de Maratonas Aquáticas da Itália é representado por Rachele Bruni, atual campeã mundial da Copa do Mundo Fina, que está fazendo treinamento em altitude. Os quatro atletas da equipe italiana de triatlo chegam à Universidade no próximo dia 9.

Rússia e Eslovênia – O Complexo Poliesportivo da Unisanta foi escolhido também como local de treinamento na Universidade pelas seleções da Eslovênia (natação e triatlo) e Rússia (maratona aquática).

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016 divulgou, em 2012, a lista de 172 instalações desportivas aptas a receber atletas e comissões para treinamento no período pré-jogos. A Universidade Santa Cecília foi uma das três selecionadas em Santos, além do Sesc e da Arena Santos. Na oportunidade o COB apontou que apenas três universidades do Estado de São Paulo e 12 do País têm estrutura qualificada para receber as delegações estrangeiras, entre elas a Unisanta, única da Baixada Santista.