Elaine Saboya. Colaborou: Rafael Souza

Paulo Salles Penteado Sampaio e seus colaboradores voluntários registraram cerca de mil espécies da região, das quais cerca de 60 são espécies raras e 40 estão ameaçadas de extinção. Alguns exemplares foram enviados para 46 herbários, inclusive um de Nova York. E duas novas espécies foram descobertas.

Tudo começou quando o biólogo Paulo de Salles Penteado, pesquisador e professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), começou a catalogar as espécies vegetais existentes na propriedade em que, desde 2011,  passa férias com a família, em São Thomé José das Letras (MG).

A história de mobilização de Penteado para fazer o herbário  foi tema de reportagem especial do Jornal da EPTV, emissora afiliada da TV Globo no Sul de Minas Gerais, exibida em 23/7. Seu trabalho despertou o interesse de colaboradores  da  região, que passaram a coletar amostras e enviá-las para o biólogo e outros pesquisadores,  visando à identificação.

O técnico agrícola Erich Ricardo Sattelmayer criou o site Plantas de Thomé, grupo on-line que posta fotografias e compartilha imagens e as informações sobre plantas da região em estado nativo.  A junção de esforços de todos resultou na descoberta de cinco novas espécies, das quais duas receberam os nomes de Mimosa thomista e Vellozia tomeana, em homenagem a São Thomé das Letras.

Foram produzidas cerca de duas mil fotos, identificadas aproximadamente mil, das quais 60 são raras e exclusivas de Minas Gerais e 40 estão ameaçadas de extinção. Segundo o site, as espécimes coletadas de janeiro de 2004 a maio de 2006 foram coletadas e processadas segundo as técnicas usuais e depositadas no Herbário da Universidade Santa Cecília (HUSC).

Herbário Científico – Um herbário é uma coleção, de caráter científico de plantas secas, que são organizadas, identificadas e catalogadas segundo um sistema específico. As plantas  sofrem o processo de prensagem, para desidratá-las. Depois elas são identificadas em laboratório, para só então serem registradas no herbário.

Com  o projeto iniciado por Paulo de Salles Penteado, e com o esforço de todos tem sido possível contribuir com outros herbários, de instituições que auxiliaram na identificação correta das espécies de plantas coletadas. O projeto visa, entre outras coisas, reunir em um só local registros novos e antigos, que inicialmente vinham sendo feitos  “de maneira aleatória”, desde a década de 50.

Paulo  de Salles Penteado mora em Santos, no litoral paulista  e sempre viajou para São Thomé das Letras, desde 1988.

“Continuei vindo, depois me casei, vim com a esposa, vim com minhas filhas para cá e, em 2011,  adquiri uma propriedade e comecei a  fazer ali um levantamento sobre as plantas ali existentes. Então veio a ideia de fazer um levantamento das espécies do município de São Thomé”, conta.

“De um total hoje registrado de cerca de 1000 espécies, temos 60 espécies que são raras e exclusivas de Minas Gerais, 40 espécies que estão presentes em lista de plantas ameaçadas de extinção e cinco espécies foram descobertas aqui em São Thomé, o que é muito legal; Duas  delas foram batizadas em homenagem à cidade em que foram descobertas”, concluiu.

Veja a reportagem completa no link