A artista santista Lucia Quintiliano apresentará, de 9 a 25/8,  a instalação artística “Invasão”, que usa a figura do caranguejo confeccionado em vinil e feltro em sua composição.

Explica a autora que os caranguejos são um dos mais conhecidos habitantes dos mangues, alimentam-se  de detritos e são importantes para a dinâmica do manguezal, pois cavam buracos, formando verdadeiros túneis. Com isso, provocam a aeração da lama, facilitando a circulação da água e fornecendo proteção a outros animais. Os túneis  possibilitam a renovação de nutrientes de camadas mais profundas da lama, permitindo a reutilização destes nutrientes por plantas e outros micro-organismos.

Segundo a artista plástica, a proposta artística “Invasão” é uma metáfora para o ser, que busca sentidos para o existir. “O caranguejo é um símbolo de ruptura, de transformação e reinvenção, pois ele é um ser que vive na lama e no céu (numa constelação formada por seis estrelas). Com uma de suas patolas consegue pegar uma das estrelas de sua constelação para iluminar o seu existir, quebrando assim o ciclo que o perpetua na lama”.

A mostra será inaugurada terça feira (9), às 19h30 e permanecerá aberta ao público até 25/8, de segunda a sexta-feira das 19 às 21h30m.

O Espaço Cultural Unisanta fica na  Rua: Oswaldo Cruz, 277 bloco M, Santos.