Raphaella Arias e Pedro Henrique no Campeonato Brasileiro de Karate.

Mais uma vez provando sua excelência no esporte, a equipe de Karate da Unisanta obteve resultados impressionantes no Campeonato Brasileiro Sub-21 e Sênior de Karate, com atletas medalhistas em algumas modalidades.

A competição aconteceu no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Karate, em Caucaia, no Ceará, entre os dias 08 e 12 de setembro deste ano. Entre os destaques da Unisanta no campeonato brasileiro estão: Raphaella Arias, medalhista de ouro na categoria sub-21 na modalidade Kumite até 55kg, Pedro Henrique, medalhista de prata, e Rafaela Beatriz (estudante de Engenharia da Unisanta) e Brenda Padilha, medalhistas de ouro por equipes, sendo que Brenda também conquistou uma medalha de bronze no individual.

“Eles são obstinados, não medem esforços para estudar, treinar, fazer parte física, técnica, horários extras. Treinam cinco, seis dias por semana, estudam todo dia, traçam como meta serem campeões mundiais. Essa é a obstinação de querer chegar lá”, destacou o sensei à frente da Escolinha de Karate da Unisanta, mestre Paulo Bartolo.

Figura emblemática do Karate na região e professor do esporte na Unisanta desde 1979, Bartolo ressaltou sua satisfação ao ver membros da instituição conquistarem, merecidamente, reconhecimento nacional em suas modalidades. “Fico muito satisfeito ao ver atletas da Unisanta, como o Pedro Henrique, que começou em um projeto social conosco, com seis anos de idade, e hoje é um homem fazendo Engenharia e defendendo a bandeira da Unisanta, tendo uma carreira profissional além do esporte. Fico muito honrado em poder ajudar e fazer parte dessa formação dele”, destacou ele.

Bartolo também falou sobre Raphaella Arias, que treina com ele desde criança. “O pai dela era meu aluno na Unisanta desde criança e treina até hoje comigo. Ele colocou a filha na escolinha, ela gostou muito do esporte e conseguiu hoje o título brasileiro”, comentou o sensei, que ainda disse que Raphaella foi sua assistente na escolinha e agora estuda Odontologia na Unisanta.

Paulo Bartolo também não poupou elogios à gestão da Unisanta e ao projeto olímpico da instituição, que alia com êxito a educação ao esporte, a exemplo de instituições norte-americanas.  “A visão esportiva da diretoria da Unisanta é fantástica, são poucas faculdades que conheço que têm essa política para o esporte. O primeiro dia que eu entrei na Unisanta para falar com o Dr. Milton Teixeira sobre o Karate, ele imediatamente me falou: ‘Vai lá embaixo da piscina, abre a academia e monta agora’. A visão que o Dr. Milton plantou e que os filhos seguem é realmente maravilhosa”.

Ainda sobre seus ideais dentro do esporte e de seu trabalho na Unisanta, Paulo Bartolo conclui: “Não basta ser atleta, tem que ser inteligente e ter uma mente pensante, e a Unisanta dá condição de sobra para isso. Eu sou suspeito de falar, pois visto essa camisa há 42 anos e realmente me sinto em casa”.