Bibliotecas da Unisanta retomam atendimento presencial

O horário de funcionamento é das 8h às 20h

Na última segunda-feira, 13 de setembro, o Sistema Integrado de Bibliotecas da Unisanta (SIBi) retomou, ainda com algumas restrições, seus serviços de atendimento presencial. Isto acontece após mais de um ano de serviços prestados à distância.

Agora é permitida a permanência de apenas cinco pessoas por vez nos acervos do SIBi. A capacidade das áreas de estudos também estará reduzida.

Segundo a bibliotecária Ana Maria Racioppi Silveira, coordenadora do SIBi (Sistema de Bibliotecas Integrado da Unisanta), a Biblioteca não ficou totalmente fechada no período mais agudo da Pandemia. “Procuramos através do Sistema de Agendamento por WhatsApp dar o suporte necessário aos nossos alunos e professores. Mesmo assim, a importância do atendimento presencial é o espaço aberto para os estudos, a interação e o calor humano que o on-line não substitui. Os alunos e professores nos pediam muito essa reabertura. Estamos muito felizes”.

“O sentimento de toda equipe é de otimismo e esperança! Estávamos ansiosos por este retorno” também destacou o bibliotecário Rafael de Micco Junior, que também ressaltou que todos os protocolos de segurança estão sendo rigorosamente seguidos por toda a equipe do SIBi. “Cada material devolvido fica sete dias de quarentena antes de retornar ao nosso acervo. E todo material é colocado em sacolas plásticas, que são identificadas com os dados do aluno que irá retirar o material por empréstimo”, detalhou o funcionário da Unisanta.

Rafael também apontou o maior aprendizado que os desafiadores tempos de pandemia provocaram na equipe do SIBi: o uso de ferramentas tecnológicas, que permitem a prestação de diversos serviços de maneira remota. “Entre outros serviços, implantamos o atendimento agendado (presencial), realizado via whatsapp. Este serviço acaba sendo complexo, pois precisamos, além de controlar os itens que serão retirados ou devolvidos, que nos preocupar com as regras sanitárias. […] Outros serviços foram realizados via home office, como: gerenciamento de bases de dados e Bibliotecas Virtuais, portal da Capes, pesquisas bibliográficas, normalização de trabalhos acadêmicos, entre outros” concluiu.

Com uma área total de 2.106,39 m2 e um acervo físico de aproximadamente 100 mil volumes de livros e outras fontes de informação, o Sistema Integrado de Bibliotecas da Unisanta (SIBi) é constituído por três Bibliotecas: Biblioteca Central (engenharia, arquitetura, administração, sistemas de informação e comunicação), Biblioteca da Saúde (área de ciências biológicas e saúde) e Biblioteca de Direito (área jurídica); todas informatizadas pelo sistema BNWEB da Contempory e com os recursos de consulta, renovações e reservar on-line.