O nadador e aluno do Colégio Santa Cecília, Lucas Santos Ferreira de Souza e o técnico Gérson Luiz Pazian, ambos da equipe de natação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foram convocados para a Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Mundial Escolar, que acontecerá entre os dias 18 e 23 de maio, na cidade do Rio de Janeiro. Lucas Santos é o atual campeão mundial escolar nos 50 e 100m livre e atleta da seleção brasileira.

O anúncio foi feito no último domingo (31/3). Os critérios da seleção haviam sido divulgados junto com o regulamento do Campeonato Brasileiro no início do ano. O site Best Swimming repercutiu o anúncio dos atletas.

Desde o início do ano, Lucas passou a integrar a equipe principal de Natação da Unisanta com o técnico Márcio Latuf. O atleta, que morava no bairro de Santa Cruz dos Navegantes, popularmente conhecido como Pouca Farinha, em Guarujá, mudou-se para Santos e está bem perto da Universidade. De acordo com o seu técnico, isso também contribuiu para a sua evolução.

“O Lucas já vinha nadando bem no juvenil com a Maressa (técnica). Passou para a equipe principal, pegou um treino mais forte e está conseguindo descansar mais. Antes ele morava na Pouca Farinha e agora está a meia quadra da Unisanta. Está evoluindo bastante. Conseguiu fazer um ótimo tempo no Mundial Escolar (2018) e vai tentar a vaga para o Mundial Júnior no Troféu Maria Lenk”, explica o técnico.

No Mundial Escolar, o atleta nadará as provas de 50m e 100m livre. Antes dessa competição, ele terá outros dois desafios. Lucas participará do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk e do Campeonato Sul-Americano Infantojuvenil  de Natação.

O atleta está se acostumando com a nova rotina. “A parte do descanso está sendo muito boa. Antes eu levava uma hora para chegar a Guarujá. Estou me adaptando aos novos treinamentos e os resultados estão saindo”, conclui Lucas.