Maria das Graças Freitas dos Santos, do Mestrado em Ecologia da Unisanta, apresentou sua dissertação final com o título: “Matriz de Referência Educacional aplicada à biodiversidade na vertente evolutiva”. O evento ocorreu no Laboratório 220-B, localizado no Bloco M da Unisanta.

A pesquisa objetivou planejar e implementar uma sala de Biodiversidade oferecida em Ambiente Virtual de Aprendizagem para graduandos em Licenciatura em Ciências Biológicas. O estudo procurou mapear os perfis e as competências dos egressos, a fim de alinhar e direcionar os recursos educacionais e/ou “objetos de aprendizagem nas interseções da matriz de referência educacional”.

Para que o percurso formativo seja eficiente e eficaz quanto aos desenvolvimentos de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, a mestranda sugeriu a utilização de multiplataformas visando tornar a aprendizagem mais dinâmica e interativa.

Banca examinadora

Prof. Dr. Walter Barrella: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Ecologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) [Rio Claro] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997).  É professor titular da Universidade Santa Cecília. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas Aquáticos e Comunidades de Peixes, atuando principalmente nos seguintes temas: peixes, biodiversidade, sistemas ribeirinhos, aquicultura e poluição.

Prof. Dr. José Armando Valente, livre-docente pela Universidade Estadual

É Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas e também mestre e doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). É também Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do  Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Recebeu os Prêmios da Ordem Nacional do Mérito Educativo da Presidência da República Federativa do Brasil  e Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz da Universidade Estadual de Campinas, ambos em 2002.

Profa. Dra. Ursulla Pereira Souza : Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Taubaté (2000), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Botucatu (2004) e campus de Rio Claro (2009), respectivamente. Tem também Pós-Doutorado (2012) junto ao Depto de Ecologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro. Experiência nas áreas de Zoologia e Ecologia, com ênfase em padrões de história de vida de peixes de água doce, abordando aspectos relacionados à distribuição, reprodução e ecologia trófica. Atualmente é Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos (PPG-ECOMAR) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Auditoria Ambiental (PPG-AUD), ambos na Universidade Santa Cecília.