Em um concorrido coquetel, na noite de quinta-feira (26), na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), foi lançada oficialmente a Associação das Academias Físico Esportivas da Baixada Santista. A entidade, que tem como madrinha a reitoria da UNISANTA, professora-doutora Silvia Teixeira Penteado, tem como propostas principais unir, desenvolver, fomentar e qualificar as academias da região.

O lançamento, que reuniu de representantes de academias e profissionais da área, teve como atração a palestra do professor-doutor José Maria Santarém, médico fisiatra e reumatologista, coordenador do CECAFI (Centro de Estudos em Ciências da Atividade Física da Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP). Ele falou sobre envelhecimento e sedentarismo, abordando seus problemas, como o aumento da morbidade, a piora da composição corporal e redução da aptidão física e suas soluções.

Durante o encontro, a reitora da UNISANTA ressaltou a disposição da universidade em colaborar com AFEBS na realização de palestras, encontros, cursos. “Tudo para promover o enriquecimento profissional”, frisou Silvia.

“Queremos começar a profissionalizar pelos gestores, depois os profissionais e os equipamentos”, disse o presidente da AFEBS, Renato Marques Campos, lembrando que atualmente existem cerca de 300 academias na região, sendo que apenas 148 são registradas no Conselho Regional de Educação Física.

Para o diretor de marketing da Associação, Jorge Augusto Corrêa da Costa, frisou que a iniciativa é importante para as academias se unirem para buscarem mais estrutura. “Nós vendemos qualidade de vida e precisamos ter profissionais sempre atualizados. Com a AFEBS também contaremos com assessoria jurídica, que será muito importante”, destacou Jorge. “A idéia é somar para fortalecer”, acrescentou.

O diretor da Faculdade de Educação Física e Esportes da Unisanta, João Carlos Teixeira Barros, afirmou que a criação da AFEBS demonstra o amadurecimento da categoria. Segundo ele, os professores hoje visam a qualidade de vida e atuam como agendes de saúde e não só na área esportiva. “É um benefício, porque as academias absorvem muitos dos alunos formados pelas faculdades para a sua mão de obra”, comentou o diretor da Faculdade.